Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 725


725

IMPORTÂNCIA DA ENFERMAGEM NA PROMOÇÃO DO CUIDADO SEGURO

Autores:
Michelle Ribeiro Santos (miiicheeellee@hotmail.com) (UNIVERSIDADE TIRADENTES) ; Anne Larissa Passos Lima (UNIVERSIDADE TIRADENTES) ; Bianca Almeida Santos (UNIVERSIDADE TIRADENTES) ; Clécia Leite Santos (UNIVERSIDADE TIRADENTES) ; Luana dos Santos (UNIVERSIDADE TIRADENTES) ; Fernanda Costa Martins Galloti (UNIVERSIDADE TIRADENTES)

Resumo:
Introdução: O processo de trabalho da enfermagem tem como objeto do cuidado, o ser humano, que possui quadros clínicos variáveis, sendo essas particularidades que moldam a gestão do cuidado em cada indivíduo. O enfermeiro atua em todos os níveis de complexidade na promoção da saúde, sendo responsável por ações de segurança durante a assistência prestada. Nesta perspectiva, as boas práticas do enfermeiro na promoção do cuidado seguro representam o repensar das práticas gerenciais e assistenciais na gestão do cuidado. Objetivo: Descrever a contribuição da enfermagem na promoção do cuidado seguro. Descrição metodológica: Revisão integrativa realizada na Biblioteca virtual de saúde, no período de 2010-2016, por meio de artigos científicos disponibilizados na integra, considerando idioma e descritores: Enfermagem, segurança do paciente, cuidados de enfermagem. Resultados: A segurança do paciente é de fundamental importância na qualidade da assistência, assim, os autores abordam a temática como um desafio para excelência assistencial nos serviços de saúde, destacando a enfermagem e as estratégias inseridas nas praticas de cuidado. Considerando as contribuições destacam-se o envolvimento continuo dos enfermeiros nos processos e protocolos assistências. Conclusão: Com o presente estudo fica evidente o empenho da enfermagem na assistência segura do paciente, contudo, as estratégias ainda são insuficientes e os impactos negativos gerados pela assistência ainda são frequentes, sendo essencial estratégias de orientação e implementação de novas ferramenta para auxiliar na melhoria da segurança do paciente. Contribuições: As contribuições remetem uma reflexão do profissional quanto ao papel do enfermeiro nas praticas seguras, assim como fortalece o desenvolvimento da pesquisa na área em questão, de modo a garantira prestação de cuidado seguro.


Referências:
OLIVEIRA,R.M.et al. Estratégias para promover segurança do paciente: identificação dos riscos ás práticas baseadas em evidências. Esc.AnnaNery, Rio de Janeiro,v.18,n1, Jan./Mar.,2014.