721 | A SÍNDROME DE BURNOUT SOB O OLHAR DA ENFERMAGEM | Autores: Mayrla da Silva Bezerra (mayrla_bezerra@hotmail.com) (CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO CEARÁ) ; Carine Severo Freire (CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO CEARÁ) ; Luana Géssica Freire Martins (CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO CEARÁ) ; Raimundo Nonato de Holanda Filho (CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO CEARÁ) ; Yara Fabrícia Soares Cordeiro (CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO CEARÁ) |
Resumo: A SÍNDROME DE BURNOUT SOB O OLHAR DA ENFERMAGEM INTRODUÇÃO: A Síndrome de Burnout (SB) é definida como um estresse crônico no trabalho pelos desafios e metas profissionais a ser cumprido, desgaste psíquico devido à exposição a estressores, distanciamento aos clientes e culpa pelo descumprimento de normas internas. Estudos revelam que os estudantes tem sido um grupo em vulnerabilidade a síndrome causando prejuízo no processo de ensino e aprendizagem. OBJETIVOS: Identificar fatores de risco ao desenvolvimento da Síndrome de Burnout em acadêmicos de enfermagem em estágio supervisionado. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa descritiva qualitativa do tipo relato de experiência, realizada durante o estágio supervisionado, no mês de junho de 2017, em uma unidade de saúde mental no município de Fortaleza-Ce. RESULTADOS: Foi utilizada a escala de rastreamento MBI com 15 perguntas de características psicofísicas, tais como: sinto-me emocionalmente esgotado pelo meus estudos, eu questiono o sentido e a importância dos meus estudos, e outros questionamentos. Os participantes responderiam segundo os conceitos: nunca, semestralmente, mensalmente, semanalmente e diariamente. A cada item é dada a numeração 1,2,3,4,5 respectivamente. A escala foi aplicada em três acadêmicos de enfermagem em estágio, os quais apresentaram pontuação acima de 20 e abaixo de 40 pontos o que indica que estão na fase inicial da Síndrome de Burnout. CONCLUSÃO: A enfermagem precisa ser cuidada com relação a qualidade e ergonomia das suas atividades laborais desde a formação acadêmica. BEZERRA, Mayrla da Silva¹; MARTINS, Luana Géssica Freire²; FREIRE, Carine Severo³ HOLANDA FILHO, Raimundo Nonato de³; CORDEIRO, Yara Fabrícia Soares³ DESCRITORES: enfermagem; esgotamento profissional; estudantes de enfermagem ¹ Enfermeira. Especialista em saúde da família. Preceptora do Centro Universitário Estácio do Ceará. ² Enfermeira. Especialista em assistência à saúde mental. Preceptora do Centro Universitário Estácio do Ceará. ³ Acadêmico de Enfermagem do Centro Universitário Estácio do Ceará
Referências: REFERÊNCIAS CARLOTTO, Mary Sandra; PALAZZO, Lílian dos Santos. Síndrome de burnout e fatores associados: um estudo epidemiológico com professores. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro , v. 22, n. 5, p. 1017-1026, May 2006 . GIL-MONTE, Pedro R; MARUCCO, Mariana A. Burnout prevalence in pediatricians of general hospitals . Revista de Saúde Pública, [S.l.], v. 42, n. 3, p. 450-456 , june 2008. |