Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 720


720

RODA DE CONVERSA SOBRE AUTOESTIMA COM UM GRUPO DE DEPENDENTES QUÍMICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Mayrla da Silva Bezerra (mayrla_bezerra@hotmail.com) (CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO CEARÁ) ; Lilian Baia Rodrigues (CENTRO UNIVERSITARIO ESTÁCIO DO CEARÁ) ; Luana Géssica Freire Martins (CENTRO UNIVERSITARIO ESTÁCIO DO CEARÁ)

Resumo:
RODA DE CONVERSA SOBRE AUTOESTIMA COM UM GRUPO DE DEPENDENTES QUÍMICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA INTRODUÇÃO: A dependência química pode levar a diminuição da qualidade de vida, pois está diretamente ligada ao desequilíbrio entre a combinação do bem-estar psicológico e a saúde física, podendo acarretar diminuição da autoestima. OBJETIVO: relatar a experiência de uma roda de conversa sobre autoestima com usuários de uma unidade de acolhimento para dependentes químicos. METODOLOGIA: relato de experiência desenvolvido durante um estágio supervisionado de enfermagem, na prática de saúde mental, no mês de abril de 2017, em uma unidade de acolhimento para dependentes químicos em Fortaleza-Ce. O público envolvido foram 23 pacientes internos na unidade, com idade entre 25 e 50 anos, de ambos os sexos. RESULTADOS: Incialmente foi realizada uma atividade quebra gelo, atividade do "Espelho", onde estimulava o participante a falar sobre o que enxergava ao se olhar no espelho. A coordenadora da atividade instigava os participantes a relatarem sobre sua autoestima, como se sentiam quando se olhavam e se percebiam no momento. Foi percebido interesse pela temática pelo grupo, falaram de forma espontânea no decorrer da discussão, contribuindo com os relatos das próprias experiências. Alguns relataram sofrimento presente e outros relataram sentimentos já ausentes com relação a autoestima. No encerramento foram criados os 10 passos junto aos participantes sobre como manter uma boa autoestima. CONCLUSÕES: As experiências vivenciadas e apresentadas durante a atividade permitiram mostrar o quanto é valioso desenvolver rodas de conversa sobre assuntos esquecidos na fase de tratamento da dependência química, como também enfatizar a importância do enfermeiro frente a essas discussões grupais. BEZERRA, Mayrla da Silva; MARTINS, Luana Géssica Freire; RODRIGUES, Lilian Baia Centro Universitário Estácio do Ceará Descritores: autoimagem; dependentes químicos; enfermagem;


Referências:
SILVEIRA, Camila. et al. Qualidade de vida, autoestima e autoimagem dos dependentes químicos. Ciência & Saúde Coletiva. Santa Catarina: vl. 18, n.°7. p. 2001-2006, 2013.