Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 717


717

ASSISTÊNCIA AO MORADOR DE RUA: UM OLHAR DA ENFERMAGEM

Autores:
Mayara Krystina de Lima Freitas (mayarakrystinafreitas2611@gmail.com) (UNCISAL) ; Paula Cristina Dantas Cavalcante (UNCISAL) ; Maria Jordana Rocha Gomes Alves (UNCISAL) ; Letícia Tereza Alves (UNIT) ; Lívia Maria Zacarias Claudino (UNCISAL) ; Magda de Oliveira Matos (UNIT)

Resumo:
ASSISTÊNCIA AO MORADOR DE RUA: UM OLHAR DA ENFERMAGEM INTRODUÇÃO:A população em situação de rua é caracterizada como um grupo heterogêneo que apresenta pobreza extrema, vínculos familiares interrompidos e falta de moradia. Vê-se, a importância de uma assistência adequada que proporcione melhoria das condições de saúde. OBJETIVO: Descrever a assistência ao indivíduo em situação de rua, no âmbito da enfermagem. METODOLOGIA: Revisão integrativa de literatura, através de artigos com bases de dados de revistas online, no período de junho 2017. Realizada em fontes que respaldam a assistência ao indivíduo em situação de rua e a importância da enfermagem. RESULTADOS: Devido ao fenômeno da exclusão social e da invisibilidade dessa população, a permanência na rua expõe à violência doméstica, sexual, moral e a grandes fatores que comprometem sua estrutura, como uso de drogas e álcool. Na perspectiva da enfermagem, é preciso atentar os profissionais ao interesse em atender essa população e a desenvolver a habilidade da escuta, uma das principais armas na prestação da assistência em promoção e reabilitação. CONCLUSÃO: Com compreensão deficiente do cuidado com a saúde e a negligência do indivíduo em situação de rua, há necessidade de elaborar ações dirigidas, compreendendo os princípios da equidade, integralidade e universalidade. CONTRIBUIÇÕES DA ENFERMAGEM:a atuação da equipe proporciona a criação de ações sociais e assistenciais que funcionem de forma interdisciplinar, que garantam o acesso aos serviços públicos de saúde, possibilitando a inclusão social e a promoção da cidadania a estas pessoas. DESCRITORES: Saúde pública, Cuidados de enfermagem, Pobreza.


Referências:
1. BEZERRA, Iago Henrique Pinheiro et al. População em situação de rua: um olhar da enfermagem sobre o processo saúde/doença. Enfermagem Revista, Belo Horizonte, v. 18, n. 1, p. 3-14, abr. 2015. ISSN 2238-7218. Disponível em . Acesso em: 10 Jun. 2017.