Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 711


711

CONVERSANDO SOBRE HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS COM CRIANÇAS ESCOLARES: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Marya Taynah França Gomes (taynahmgomes@gmail.com) (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) ; Michelly Soares da Silva (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) ; Juliana Santos de Arruda (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) ; Larissa Caina Barbosa de Azarias (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) ; Maria Vitória dos Santos da Conceição (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) ; Maria Rosa da Silva (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL)

Resumo:
Introdução: As crianças em idade escolar merecem atenção especial, já que a alimentação inadequada pode comprometer o crescimento, desenvolvimento e aprendizagem. Objetivo: Relatar a ação educativa sobre hábitos alimentares saudáveis com crianças em idade escolar. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, vivenciado por acadêmicos de enfermagem. Participaram crianças de uma escola do ensino fundamental, na cidade de Maceió-AL, com a faixa etária entre 7 a 9 anos. Resultados: A atividade educativa foi dividida em duas etapas. A primeira foi de apresentação dos alunos por meio de uma dinâmica na qual foram escritas características em um papel e colocadas no balão, posteriormente ao som de uma musica foram distribuídos os balões e, jogando para cima estouravam e mencionavam quem apresentava as características descritas. Na segunda etapa, para explicar a temática abordada utilizou-se como recurso uma pirâmide alimentar, um painel representando a quantidade de açúcar presente em alguns alimentos industrializados e um jogo de perguntas e respostas sobre alimentação. As crianças ficaram atentas e participaram em todos os momentos e no final foi feita a distribuição de frutas. Conclusão: O incentivo a boas práticas alimentares no convívio social dos alunos proporcionou a sensibilização de hábitos alimentares saudáveis. Contribuições: Os profissionais de enfermagem são educadores em saúde tendo papel importante nesta escolha alimentar, pois os alunos percebem que são dotados de capacidade para escolher alimentos de alto valor nutricional.


Referências:
RIBEIRO GMN, SILVA JBL. A alimentação no processo de aprendizagem. Revista Eventos Pedagógicos v.4, n.2, p. 77-85, ago. - dez. 2013.