Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 704


704

TERRITORIALIZAÇÃO COMO APOIO AO PLANEJAMENTO DAS AÇÕES NAS EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA (ESF): RELATO DE EXPERIENCIA

Autores:
Marina Uriarte Francisco Schauffert (marinaschauffert@gmail.com) (UNIVALI-ITAJAI-SC) ; Thais Ender Fagundes (UNIVALI-ITAJAI-SC) ; Patricia Daiana de Andrade (UNIVALI-ITAJAI-SC)

Resumo:
Introdução A territorialização é uma ferramenta de avaliação da Estratégia Saúde da Família (ESF) que visa à compreensão do processo saúde doença, apontando que as variáveis biológicas, psíquicas e sociais remetem a necessidade de ações que possa compreender e intervir nos problemas que afetam um território e o processo de trabalho das equipes de saude Objetivo Definir espaço geográfico (Território), identificar vulnerabilidades, potencialidades, destacando o planejamento como ferramentas de ação. Metodologia Trata-se de um relato de experiência dos alunos do 5° período da disciplina "Saúde do adulto e do idoso- Saúde Coletiva" no Curso de Graduação em Enfermagem, onde é abordado o conteúdo Território, o propósito é a produção de maquetes como ferramenta metodológica para a construção do conceito de espaço geográfico e territorialização. Resultados Os alunos apresentaram às maquetes em sala de aula, relacionando-as com o espaço de vivência no cenário de pratica com a realidade. Conclusão O processo de ensino desta disciplina tem passado por transformações ao longo do curso, acompanhando o movimento da reforma sanitária e a construção do Sistema Único de Saúde. Portanto, a realização de uma maquete possibilitou  aos acadêmicos uma relação da teoria com a prática vivenciada na atenção primaria de saúde.


Referências:
MORA, Lídia Batista de et al. O uso da territorialização para apoio ao planejamento das ações de uma unidade de Saúde da Família. Belo Horizonte, p. 1-23, 2013 EDUARDO, Márcio F. Território, trabalho e poder: por uma geografia relacional. Campo-Território: Revista de Geografia Agrária, v. 1, n. 2, p. 173-195, ago. 2006.