Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 696


696

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DO IDOSO ATENDIDO PELO SERVIÇO DE ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DO SOS DO MUNICÍPIO DE COARI, AMAZONAS

Autores:
Mariana Taveira Cordovil (deyvylan@hotmail.com) (Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)) ; Deyvylan Araujo Reis (Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)) ; Silvia Caroline Camargo Soares (Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM))

Resumo:
INTRODUÇÃO: O envelhecimento populacional configura um dos maiores desafios da saúde pública atualmente, resultando em uma maior demanda em relação ao número de atendimento de serviço médicos. Este público continuam sendo uma população suscetível a diversos agravos a saúde devido ao declínio das suas reservas fisiológicas funcionais, sendo que muitas vezes é necessário o atendimento pelo serviço de urgência e emergência. OBJETIVO: Caracterizar o perfil epidemiológico dos idosos atendidos pelo serviço de atendimento pré-hospitalar em urgência e emergência dos SOS do município de Coari do Estado do Amazonas. DESCRIÇÃO METODOLÓGICA: Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, retrospectivo e documental com abordagem quantitativa, que utilizou como meio de coleta de dados os registros de atendimento realizado pelo SOS, no período de janeiro a abril de 2017. O tratamento dos dados deu-se pelo uso de estatística descritiva e de gráficos e tabelas. RESULTADOS: Foram analisadas 390 fichas de atendimentos, que nos revelaram que a maioria eram do sexo masculino (51,8%), com média de idade de 75 anos (dp=10,07). Os atendimentos foram mais frequentes no período da manhã (45,1%) seguida do vespertino (30,0%). Dentre as ocorrências atendidas evidenciou-se atendimento clínico (90,3%). CONCLUSÃO: Acredita-se que os dados deste estudo demonstrou-se a necessidade de maior cobertura da atenção primária e, além de propor estratégias de prevenção e promoção da saúde destes idosos. CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: Este estudo evidencia o perfil da pessoa idosa no serviço de urgência e emergência, assim como contribui para organização e coordenação dos serviços de saúde.


Referências:
CORREIA, Thyago Moreira Paranhos et al . Perfil dos idosos em situação de violência atendidos em serviço de emergência em Recife-PE. Rev. bras. geriatr. gerontol., Rio de Janeiro , v. 15, n. 3, p. 529-536, Sept. 2012. ANDRADE, Silvânia Suely Caribé de Araújo et al . Perfil das vítimas de violências e acidentes atendidas em serviços de urgência e emergência selecionados em capitais brasileiras: Vigilância de Violências e Acidentes, 2009. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília , v. 21, n. 1, p. 21-30, mar. 2012.