Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 694


694

Redes sociais e o acesso aos serviços de saúde

Autores:
Mariana de Almeida Jorge de Azevedo (mariana_almeida83@yahoo.com.br) (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO) ; Juliete dos Santos Amaral Fonseca (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO) ; Helena Maria Scherlowski Leal David (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO)

Resumo:
As redes são interações sociais. Assim, os profissionais de saúde integram e participam destas, incluindo aquelas constituídas em seus espaços laborais, e estas têm um papel de relevância para garantia do acesso aos serviços de saúde. Objetivo: conhecer as relações sociais dos trabalhadores em saúde da atenção básica para o acesso aos serviços especializados. Metodologia: estudo descritivo com abordagem quanti-qualitativa. Participaram 12 trabalhadores ligados à atenção básica. O estudo aprovado pelo Comitê de Ética conforme parecer 728.664. Os dados foram analisados através da Análise de Redes Sociais e Análise de Conteúdo. Resultados: os atores com maior centralidade de grau são: controle e avaliação, coordenador da atenção básica e coordenador do TFD. O enfermeiro e o ACS aparecem como central em relação à intermediação, o que corrobora seu papel de intermediador e articulador. As interações sociais entre os atores favorecem a circulação de informação por toda rede e afeta, positivamente, nas respostas dos serviços de saúde ofertados à população. Quando o sistema de regulação se mostra insuficiente, os profissionais lançam mão dos contatos com seus pares para garantir o acesso aos usuários. Conclui-se que a forma como a rede se articula e como ocorrem as relações sociais e entre equipes refletem na efetividade do acesso aos serviços de saúde. Descritores: Análise de redes sociais. Atenção primária à saúde. Enfermagem.


Referências:
MARTELETO, R. M. Redes sociais, mediação e apropriação de informações: situando campos, objetos e conceitos na pesquisa em Ciência da Informação. Ci. Inf., Brasília, v.3, n.1, p.27-46, 2010. SILVA, B. F. S.; BENITO, G. A. V. A voz de gestores municipais sobre o acesso à saúde nas práticas de gestão. Ciência e saúde coletiva, v. 18, n. 8, p. 2189-2200, 2013.