Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 692


692

SAMU NAS ESCOLAS: integração da comunidade escolar aos primeiros socorros

Autores:
Mariana Barbosa da Silva (barbosamari@hotmail.com) (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS- UNCISAL) ; Cyndi Myrelle da Silva Barros Romão (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS- UNCISAL) ; Emilenny Lessa dos Santos (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS- UNCISAL) ; Karollyne Estella Alves de Oliveira Araujo (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS- UNCISAL) ; Kassiara Ferreira Felix de Lima (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS- UNCISAL) ; Leila Karoline Ferreira dos Santos (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS- UNCISAL)

Resumo:
Introdução: A carência de preparo da população em geral impede o socorro eficaz no momento do acidente. A desinformação acarreta a manipulação incorreta da vítima e ainda a solicitação excessiva, às vezes desnecessária do SAMU. Objetivos: Relatar a experiência da integração da comunidade escolar aos primeiros socorros através do Projeto de Extensão SAMU nas Escolas. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência vivenciado por acadêmicas de Enfermagem no Projeto de Extensão SAMU nas Escolas da Universidade Federal de Alagoas. Resultados: Através do Projeto de Extensão SAMU nas escolas, que atua nas instituições de ensino, a comunidade escolar tem sido informada sobre as decisões que devem ser tomadas em casos de acidentes. A partir de dramatizações, o projeto trabalha o manejo adequado prestado à vítima, ampliando o acesso dos alunos aos primeiros socorros e, diminuindo assim o número de ligações e manuseio indevidos. Conclusões: A capacitação dos estudantes com os primeiros socorros fundamenta o papel de cidadão dentro da sociedade. Enfatiza a importância desse grupo populacional na prestação dos primeiros socorros à vítima. Contribuições ou implicações para a Enfermagem: A atuação na educação em saúde a partir de projetos de Extensão como o SAMU nas Escolas insere os estudantes na realidade atual da população em geral, aprimorando o conhecimento do discente, o que refletirá na atuação futura.


Referências:
Referências: TINOCO, V.A. et al. O Enfermeiro Promovendo Saúde Como Educador Escolar: atuando em primeiros socorros. Rev. Transformar, Centro Universitário São José de Itaperuna, 2014; MOTA, L.; ANDRADE, S.R. Temas De Atenção Pré-Hospitalar Para Informação De Escolares: A Perspectiva Dos Profissionais Do Samu. Texto & Contexto Enfermagem, v. 24, n. 1, 2015, p. 38-46 Universidade Federal de Santa Catarina Santa Catarina, Brasil.