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Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 690


690

Mídias digitais e construção de conhecimentos na Enfermagem: Relato de experiência.

Autores:
Maria Thaís Galino Gomes (thais-ity@hotmail.com) (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Larissa Farias Botelho (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Marton Kaique de Andrade Cavalcante (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Raquel Cavalcante da Silva (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Riclécia Rayane Martin da Silva (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Vanessa Karla Santos de Souza (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO)

Resumo:
Introdução: Atualmente, a implantação de novas tecnologias na inovação do ensino na graduação em Enfermagem tem se tornado cada vez mais frequente e isto ocorre devido ao aumento da procura de novos meios para alcançar o êxito na construção do conhecimento profissional dos discentes. Objetivo: Relatar as contribuições trazidas pelo estudo através de Podcasts e vídeoaulas na formação dos profissionais dos acadêmicos de Enfermagem através da disciplina de Semiologia e Semiotécnica. Métodos: Trata-se de um relato de experiência obtido através da participação no projeto de extensão Contêiner Saúde e análise de informações sobre o tema em questão nas bases de dados SciELO e LILACS. Resultados: A produção do material é feita a partir da escolha de temas atuais. Faz-se a busca de artigos científicos e questões de concursos sobre o tema escolhido e entrevistas com profissionais capacitados na área. Após serem gravados, os materiais passam por um processo de edição e são lançados na rede. Conclusões: A experiência vivenciada traz uma visão ampla sobre as diversas formas de aprendizagem, por meio da utilização das tecnologias acessíveis, que facilitam a construção do conhecimento. Implicações para a enfermagem: As novas tecnologias usadas no âmbito da saúde auxiliam o enfermeiro na aplicação e aprimoramento de suas práticas, aumentando a efetividade de suas ações.


Referências:
CRUZ, D. I., et al. O uso das mídias digitais na educação em saúde. Cadernos da FUCAMP, v.10, n.13, p.130-142, 2011. AGUIAR, R. V. CASSIANI, S.H.B. Desenvolvimento e avaliação de ambiente virtual de aprendizagem em curso profissionalizante de enfermagem. Revista Latino-americana Enfermagem, v. 15, n.6, 2007. PRADO, C. et al. Ambiente virtual de aprendizagem no ensino de Enfermagem: relato de experiência. Revista brasileira de Enfermagem. v. 65, n. 5, 2012.