Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 688


688

A REINSERÇÃO DE PESSOAS QUE TIVERAM CÂNCER NO MERCADO DE TRABALHO: Uma revisão integrativa

Autores:
Maria Ronálcia da Silva Sena (ronalciasena@hotmail.com) (Sociedade de Ensino Universitário do Nordeste - Faculdade SEUNE) ; Andreiny Stefany Pimentel Pereira (Sociedade de Ensino Universitário do Nordeste - Faculdade SEUNE) ; Priscilla Quintela Graça de França (Sociedade de Ensino Universitário do Nordeste - Faculdade SEUNE) ; Kely Regina da Silva Lima Rocha (Sociedade de Ensino Universitário do Nordeste - Faculdade SEUNE) ; Roberisa Tenório Costa (Centro Universitário Tiradentes - UNIT Maceió)

Resumo:
Introdução: Este estudo trata dos aspectos que envolvem o retorno ao mercado de trabalho de uma pessoa que teve câncer. Acredita-se que ao retomar as atividades do cotidiano, uma pessoa pode se restabelecer mais rapidamente dos fatores emocionais atingidos durante o câncer. Objetivos: levantar na literatura científica os principais aspectos que podem influenciar na reinserção de pessoas que tiveram câncer no mercado de trabalho. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa no qual após análise das amostras foram encontrados os eixos: Facilitadores da reinserção de pessoas que tiveram câncer no mercado de trabalho e Barreiras que influenciam na reinserção de pessoas que tiveram câncer no mercado de trabalho. Resultados: O suporte organizacional dos empregadores e o apoio, tanto da instituição quanto dos colegas de trabalho são facilitadores decisivos para permitir que os sobreviventes de câncer voltem ao trabalho. Porém, o estudo mostrou que apesar disso fatores relacionados ao tratamento como cirurgias, radioterapias e quimioterapia retardam retorno dos mesmos ao ambiente de trabalho, devido efeitos físico e psicológico do tratamento e que intervém na seleção do profissional no momento da contratação. Conclusões: os enfermeiros devem atuar neste contexto, com treinamentos em escuta qualificada e quanto aos procedimentos de orientação para os suportes sociais e profissionais. Contribuições para a Enfermagem: Incentivar apoio e oportunidades no ambiente de trabalho as pessoas que tiveram câncer e procuram retorno ao serviço.


Referências:
1. SANTOS, A.P.A.L..Psico-Oncologia. Um estudo com pacientes após o término do tratamento oncológico. São Paulo, 2011. 2. ROWLAND, J.H.; MASSIE, M.J. Breast cancer.In: Holland J. Psycho-Oncology. New York: Oxford University Press; 1998. p. 380-401. 3. CHAPADEIRO C.A., SALES C., PAIVA L., SCANDIUZZI D., ANJOS A.C.Y. Qualidade de vida de mulheres tratadas de câncer de mama: funcionamento social. Rev. Bras. Cancerol.2001;47(3):263-72.