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Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 685


685

VALORIZANDO A VOZ DE DISCENTES ACERCA DE FATORES QUE DURANTE A GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM PODEM INFLUENCIAR O FUTURO EXERCÍCIO PROFISSIONAL

Autores:
Maria Manuela Vila Nova Cardoso (manuela.ufrj@gmail.com) (Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Metodologia da Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ.) ; Maria Gefé da Rosa Mesquita (Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Metodologia da Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ.) ; Liana Amorim Corrêa Trotte (Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Metodologia da Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ.) ; Sabrina da Costa Machado Duarte (Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Metodologia da Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ.) ; Marluci Andrade Conceição Stippp (Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Metodologia da Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ.) ; Paula de Almeida Lima (Discente do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ.)

Resumo:
Introdução: Este relato surge da realidade empírica das autoras na função de docentes de disciplina que trata do exercício profissional do enfermeiro, ministrada para estudantes de graduação em enfermagem, por meio de uso de metodologias ativas de aprendizagem, onde foram destacadas temáticas relacionadas ao entendimento dos estudantes acerca de fatores que podem influenciar no exercício profissional durante a graduação em enfermagem. O objetivo é relatar a experiência da discussão de aspectos que na ótica do estudante de graduação em enfermagem podem interferir na futura prática profissional. Método: Trata-se de um relato de experiência vivenciada em discussões coletivas de estudantes durante uma disciplina ministrada pelas autoras no primeiro semestre de 2017 para alunos regularmente matriculados no 7º período do curso de graduação em enfermagem de uma universidade pública do Rio de Janeiro. Resultados: As discussões relevaram a necessidade de escolas de formação em saúde considerarem as demandas estudantis, principalmente aquelas relacionadas à saúde física e mental de discentes, além da necessidade sensibilizar docentes para que estes se impliquem e intervenham em problemas dos estudantes identificados no processo ensino e aprendizagem. Conclusões: Para os estudantes há necessidade de intervenções na formação para valorizar o cuidar daqueles que cuidam. Contribuições: Os momentos foram essenciais para o entendimento das situações demandadas pelos estudantes e proposições de intervenções. Houve impacto no processo de formação pois os estudantes consideraram o espaço de discussão como local de dar voz a estudantes por vezes silenciados


Referências:
LIMA, Valéria Vernaschi. Espiral construtivista: uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 21, n. 61, p. 421-434, Junho 2017.