Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 684


684

O SABER E O AGIR DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM FRENTE ÀS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS

Autores:
Maria Itayra Coelho de Souza Padilha (itayra.padilha@ufsc.br) (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Stéfany Nayara Petry Dal Vesco (Universidade Federal de Santa Catarina)

Resumo:
Objetivo: identificar o conhecimento e ações de autocuidado tomadas por estudantes de graduação em enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina frente às Infecções Sexualmente Transmissíveis. Método: estudo qualitativo exploratório, realizado 40 entrevistas com estudantes de graduação do início e do final do curso. A análise foi temática resultando em três categorias. Resultados: O conhecimento acerca da temática é um fator decisivo para o autocuidado, sendo que quanto mais conhecimento, maior a prevenção. A disseminação de conhecimentos dos estudantes de final do curso não só influenciam no autocuidado como também na promoção de saúde no âmbito social. Considerações finais: O conhecimento é importante no autocuidado e no cuidado ao próximo. A disseminação de conhecimentos se torna evidente conforme a complexificação do curso. O conhecimento por si só não é um fator que influencia totalmente no autocuidado, mas a falta pode acarretar em resultados ruins para a saúde sexual.


Referências:
1. Brasil. O que são IST. 2017. Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2017. 2. CDC. Central for Disease Control and Prevention. HIV Transmission. 2017. Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2017. 3. Pereira, AV; Vieira AL; Filho AA. Grupos de educação em saúde: aprendizagem permanente com pessoas soropositivas para o HIV. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 9 n. 1, p. 25-41, mar./jun.2011. 4. Unaids. Report on the global AIDS epidemic. 2008. Disponível em: . Acesso em: 15 fev. 2017. 5. Unaids. Estatísticas. 2017. Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2017. 6. Albuquerque JG; Pinheiro PNC; Lopes MVO; Machado MFAS. Conhecimento deficiente acerca do HIV/AIDS em estudantes adolescentes: identificação de diagnóstico de enfermagem da NANDA . Rev. Eletr. Enf. [Internet]. 2012 jan/mar;14(1):104-11. 7. Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: pluralidade cultural, orientação sexual. Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1997. 164p. 8. Brasil. Decreto Nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007. Programa Saúde na Escola. Disponível em: 9. Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1998. 174 p. 10. Beserra EP; Torres CA; Pinheiro PNC; Alves MDS; Barroso MGT. Pedagogia freireana como método de prevenção de doenças. Ciência & Saúde Coletiva. 2011;16(Supl.1):1563-1570. 11. Orem, DE. Nursing: concepts of practice. 4th ed. New York: McGraw-Hill; 1995. 385 p. p. 91-117. 12. Nassar SM et al. SEstatNet - Sistema Especialista para o Ensino de Estatística na Web. URL de acesso: http://sestatnet.ufsc.br . Florianópolis - SC, Brasil. 13. UFSC. Departamento de Enfermagem. Programa do Curso de Enfermagem. 2012. Disponível em: . 14. Brasil. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n. 466/2012 [Internet]. Disponível em: . 15. Almeida ACCH; Centa ML. Parents experience with the sexual education of their children: implications for nursing care. Acta paul. Enferm. São Paulo, v. 22, n. 1, p. 71-76, fev. 2009. 16. Firman JAA; SantanA SCR; Ramos ML. A importância da família junto à escola no aprendizado formal das crianças. Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 12, n. 3, p.123-133, jul/set 2015. 17. Lira A; Jofili Z. The transversal theme sexual orientation in the ncp and teachers attitude: convergent or divergent? REMPEC - Ensino, Saúde e Ambiente, v.3 n 1 p. 22-41. Abril 2010. 18. Chaves ACP; Bezerra EO; Perreira MLD; Wolfgang W. Conhecimentos e atitudes de adolescentes de uma escola pública sobre a transmissão sexual do HIV. Revista Brasileira de Enfermagem, 01 January 2014, Vol.67(1), pp.48-53 [Periódico revisado por pares]. 19. OMS. Organização Mundial de Saúde (2009). Priority interventions HIV/AIDS: prevention, treatment and care in the health sector. World Health Organization, HIV/AIDS Department [http://www.who.int/hiv/ pub/priority_interventions_web.pdf] 20. Falcao Junior JSP; Freitas LV; Lopes EM; Rabelo STO; Pinheiro AKB; Ximenes LB. Conocimentos de los estudiantes del área de salud sobre anticoncepción y prevención de enfermedades de transmisión sexual. Enferm. glob., Murcia, n. 15, feb. 2009. 21. Araujo TME; Monteiro CFS; Mesquita GV; Alves ELM; Carvalho KM; Monteiro RM. Fatores de risco para infecção por HIV em Adolescentes. Rev enferm UERJ. 2012; 20(2):242-247. 22. Tavares CM; Schor N; Franca IJr; Diniz SG . Factors associated with sexual initiation and condom use among adolescents on Santiago Island, Cape Verde, West Africa. Cad Saude Publica. 2009, 25(9):1969-1980. 23. Villarinho MV; Padilha MI; Maliska ICA; Bellaguarda MLR; Sell C; Ferreira AC. Perception of health professionals about the prevention of the AIDS epidemic in Florianópolis, Santa Catarina, Brazil (1986-2006). Texto contexto - enferm., Florianópolis , v. 24, n. 1, p. 72-79, mar. 2015 . 24. Brasil. Ministério da Saúde. (2003). Políticas e diretrizes de prevenção das DST/AIDS. Brasília: Ministério da Saúde. 25. Camargo BV; Giacomozzi AI; Wachelke JFR; Aguiar A. Vulnerabilidade de adolescentes afrodescencentes e brancos em relação ao HIV/Aids. Estud. psicol. (Campinas), Campinas, v. 27, n. 3, p. 343-354, Sept. 2010. 26. Vieira LM; Saes SO; Dória AAB; Goldberg TBL . Reflexões sobre a anticoncepção na adolescência no Brasil. Rev. Bras. Saude Mater. Infant., Recife , v. 6, n. 1, p. 135-140, Mar. 2006. 27. Bailey JA et al. Sexual risk behavior 6 months post-high school: Associations with college attendance, living with a parent, and prior risk behavior. Journal of Adolescent Health, 42(6), 573-579, 2008. 28. Santos SMS; Oliveira MLF. Knowledge about aids and drugs among undergraduate students in a higher education institution in the state of Paraná.. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 17, n. 4, p. 522-528, ago. 2009. 29. Camargo BV; Botelho LJ. Aids, sexualidade e atitudes de adolescentes sobre proteção contra o HIV. Rev. Saúde Pública, São Paulo, v. 41, n. 1, p. 61-68, fev. 2007. 30. Ferreira MP. Knowledge and risk perception on HIV/AIDS by Brazilian population: 1998 and 2005. Rev. Saúde Pública, São Paulo , v. 42, supl. 1, p. 65-71, June 2008. 31. Backes DS; Backes MS; Erdmann AL; Busher A . The role of the nurse in the Brazilian Unified Heath System: from community health to the family health strategy. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 17, n. 1, p. 223-230, jan. 2012.