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Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 678


678

Perfil dos Alunos do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde em Alagoas

Autores:
Maria Elisangel Santos Lira (lira.elisa@hotmail.com) (Universidade Federal de Alagoas) ; Amanda Karol da Silva Generino (Universidade Federal de Alagoas) ; Larissa Acioli Pereira (Universidade Federal de Alagoas)

Resumo:
O mestrado profissional, modelo de pós-graduação Strictu Sensu, foi introduzido no Brasil em 1998, com a proposta de qualificar profissionais das mais diversas áreas de conhecimento com uma concepção inovadora de integração teoria-prática. Por agregar saberes acadêmicos aos adquiridos por meio da experiência, o MP vem se expandindo arraigado numa abordagem interdisciplinar. Neste contexto, o Mestrado Profissional em Ensino na Saúde, estabelecido no país em 2010, caracteriza-se, entre outros aspectos, pela multidisciplinaridade e desenvolvimento de intervenções a partir de pesquisas com impacto na saúde pública. Por existir há menos de uma década, pouco se conhece sobre a estrutura discente que o compõe, não havendo evidências abrangentes sobre os futuros implementadores das novas instâncias formadoras do profissional de saúde. Esta pesquisa teve como objetivo descrever e analisar o perfil dos alunos matriculados no Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da UFAL, bem como suas motivações e expectativas em ingressar no programa. Para tanto, realizou-se um estudo documental do tipo exploratório, através da ficha de inscrição, currículo Lattes e carta de intensão dos mestrandos que ingressaram no MPES da UFAL em 2015 e 2016, num total de 40 indivíduos. A partir da análise dos documentos, foi possível contemplar que o grupo discente é essencialmente composto por mulheres, multiprofissional e altamente especializado, porém apenas recentemente engajado no ensino, atuando em instituições de educação privadas. Tais profissionais buscam no MPES, modificar seu ambiente de ensino com a aplicação direta de novos conhecimentos adquiridos através sua qualificação em educação na saúde.


Referências:
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