Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 673


673

Qualificando Mães para a Atenção ao Recém-Nascido: Olhar Materno no Método Canguru

Autores:
Maria de Nazaré da Silva Cruz (nazacruzz@hotmail.com) (cesupa) ; Maria de Belém Ramos Sozinho (cesupa) ; Bruna de Paula Santana Lima (Cesupa) ; Marlene Sousa Ferreira (cesupa) ; Suelen Garcia Machado (Cesupa)

Resumo:
INTRODUÇÃO: O método canguru (MC) É conhecido como "Cuidado ou Contato Pele a Pele", tem sido proposto como uma alternativa ao cuidado dos neonatos nascidos prematuros ou bebês de baixo peso ao nascer, o programa foi implantado na Colômbia idealizado de forma pioneira (Edgar Rey Sanabriae Hectar Martínez em 1979). OBJETIVO: Descrever os enfrentamentos vividos pela mãe como coparticipante na recuperação do RN prematuro METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa. A pesquisa desenvolvida na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA), participarão da pesquisa um grupo de 15 mães de neonatos residentes no município de Belém, do Estado do Pará, com idade igual ou superior a 18 anos, Mães inseridas no método canguru a partir do 2º dia de convivência, que aceitaram participar voluntariamente da pesquisa através da assinatura do TCLE. RESULTADOS: A partir dos relatos das entrevistadas foi possível identificar alguns eixos temáticos e organizá-los em categorias. Observando nas falas das mães, emerge-se as seguintes categorias: CATEGORIA 3: Enfrentamento do cuidado com o RN na prematuridade, deu origem na Subcategoria I: Insegurança e Medo. Em momentos difíceis que essas mães passam muitas vezes caladas, sem conseguir expor para fora seus sofrimentos, momentos triste, angustiante. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O estudo realizado foi importante no sentido de conhecer o sentimento materno sobre os cuidados com os RNs e demonstrou que após as orientações prestadas pela equipe de enfermagem as mães se sentem acolhidas e ficam mais seguras para realizar os cuidados dos seus bebês. CONTRIBUIÇÕES: A enfermagem, junto à equipe multidisciplinar, tem desempenhado papel fundamental na implementação do MMC e no fortalecimento do vínculo afetivo entre o bebê, a mãe e sua família aos cuidados com RN prematuro. Palavras-chaves: Método Canguru, Orientações de Enfermagem, Recém-Nascido.


Referências:
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretária de Atenção à Saúde. Atenção Humanizada ao Recém-Nascido de Baixo Peso- Método Canguru- Manual técnico- 2° edição. Brasília DF 2011. Disponível em: http://www.redeblh.fiocruz.br/media/manualcanguru.pdf, acesso em: 29 de Nov de 2016. BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria n° 693 de 5 de julho de 2000. Brasília. Disponível em: www.saude.gov.com.br, acesso em 22 de maio de 2011 às 13:52 hrs. ROSO, C. C. et al. Vivências de Mães sobre a Hospitalização do Filho Prematuro. Rev Enferm UFSM 2014 Jan/Mar;4(1):47-54. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/10246/0, acesso em 25 de nov de 2016.