Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 660


660

EDUCAÇÃO PERMANENTE E O DESCARTE CORRETO DE MATERIAIS PERFUROCORTANTES PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores:
Marcia Cristiane de Lima Peixoto (maiteclp@yahoo.com.br) (Universidade Federal Fluminense - UFF/RJ) ; Taíza Florêncio Costa (Universidade Federal Fluminense - UFF/RJ) ; Bárbara Pompeu Christovam (Universidade Federal Fluminense - UFF/RJ) ; Claudia Christy Tenório (Universidade Federal Fluminense - UFF/RJ) ; Cássia Gonçalves Santos da Silveira (Universidade Federal Fluminense - UFF/RJ) ; Maycon de Oliveira Theobald. (Universidade Federal Fluminense - UFF/RJ)

Resumo:
INTRODUÇÂO Os serviços de saúde em sua complexidade comportam ambientes aos quais os trabalhadores estão expostos a vários riscos especialmente o biológico. Nesses cenários, não muito raro, encontram-se os profissionais de enfermagem, que de forma estendida e contínua, por ser inerente à profissão, realizam grande número de atividades junto ao usuário, expõem-se a alguns riscos, dentre eles os acidentes com material perfurocortante. OBJETIVO: Descrever a educação permanente como uma tecnologia fortalecedora da conscientização profissional sobre o descarte de perfurocortantes. MÉTODO: Revisão Integrativa da Literatura. Buscou-se na biblioteca virtual de saúde, junto às bases LILACS, BDENF e MEDLINE, por artigos com textos completos, disponíveis em Português, Espanhol e Inglês que apresentassem relação com os propósitos do estudo, no espaço 2011-2015. Excluíram-se os artigos que não trouxeram no título pelo menos um dos descritores infracitados. Foram selecionados 10 textos, dentre eles, 03 participaram do desenvolvimento desta pesquisa. RESULTADOS: O lixo biológico pode ser danoso a um indivíduo, a uma família ou a uma comunidade, quando contamina o solo e as águas. Nesse sentido, um mecanismo de transformação dessa realidade, no âmbito hospitalar remete a Educação Permanente em Saúde (EPS), instituída como Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) vigente no Brasil desde 2003. CONCLUSÂO: A EPS correlaciona-se com a saúde do trabalhador, quando imbuída em esclarecer dúvidas sobre o manejo e descarte apropriado dos resíduos dos serviços de saúde, em especial dos perfurocortantes, fortalece o conceito de segurança e proteção no ambiente do trabalho. CONTRIBUIÇÕES PARA ENFERMAGEM: Trazer reflexões quanto ao descarte correto de material perfurocortante e proporcionar discussões acerca desse tema, como forma de melhoraria e viabilização deste descarte, minimizando os acidentes da equipe de enfermagem. Descritores: Enfermagem; Resíduos dos Serviços de Saúde; Educação em Saúde.


Referências:
1- Câmara PF, Lira C, Santos Júnior BJ, Santos TA, Hinrichsen SL. Investigação de acidentes biológicos entre profissionais da equipe multidisciplinar de um hospital rev. Enferm. UERJ, Rio de Janeiro, 2011 out/dez http://www.facenf.uerj.br/v19n4/v19n4a13.pdf. Acesso em:10/06/2017 2- BRASIL. Lei nº 7.498/86, de 25/06/1986. 2- Alves SSM, Passos JP, Tocantins FR. Acidentes com perfurocortantes em trabalhadores de enfermagem: uma questão de biossegurança. Rev. Enferm. UERJ. 2009; 17(3): 373- 377. http://www.facenf.uerj.br/v17n3/v17n3a13.pdf. Acesso em : 10/06/2017 3- Sardinha Peixoto EA, et al. Educação permanente, continuada e em serviço: desvendando seus conceitos. Enfermería Global (Online) nº29 (Online) Enero 2013 P. 325. Disponível em: revistas.um.es/eglobal/article/download/141801/144121. Acesso em fev./2017.