Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 656


656

Ação educativa em um grupo de pais: fortalecendo a saúde infantil.

Autores:
Marcela Laís Souza Ferreira Gomes (marcela_lais@hotmail.com) (Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Campus Arapiraca) ; Camilla Mayara Santos Oliveira (Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa da Canoa-AL) ; Claudjane Cavalcante dos Santos Oliveira (Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa da Canoa-AL) ; Kyvia Cristyane Lúcio da Silva (Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa da Canoa-AL) ; Tamiris Machado Laurentino (Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa da Canoa-AL) ; Tiago Ferreira Dantas (Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa da Canoa-AL)

Resumo:
Introdução: A educação em saúde é uma estratégia que deve ser utilizada na atuação dos cuidados à criança. Nesse contexto, as famílias também devem ser informadas e orientadas, visando melhorias nas condições de saúde infantil com base na realidade vivenciada e nas necessidades individuais e coletivas. Objetivo: Relatar as experiências vivenciadas durante a participação em um grupo de pais. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência das atividades realizadas em um Grupo de Pais na cidade de Lagoa da Canoa-AL, em maio de 2017. A ação educativa foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde da respectiva cidade e teve como público os pais de crianças que frequentam a Creche Municipal. O grupo reuniu 32 pais em uma escola para discutir a saúde infantil. Resultados: A ação foi conduzida por enfermeiros dos departamentos de Atenção à Saúde e Vigilância em Saúde, nutricionista e profissionais do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família). Foram abordadas questões pertinentes a verminoses, escabiose, pediculose, higiene pessoal e dos alimentos com a finalidade de esclarecer, informar e prevenir o adoecimento das crianças. Durante a ação foi possível observar a troca de experiências, relatos e exposição de dúvidas referentes aos cuidados no domicilio. Conclusões: Percebeu-se a relevância de ações educativas para a construção de saberes necessários aos pais enquanto cuidadores. Tais ações são fundamentais para a sensibilização quanto aos cuidados domiciliares a adoção de hábitos saudáveis que devem ser articulados com a Creche. Contribuições para a Enfermagem: A educação em saúde é uma estratégia essencial para a divulgação de informações necessárias à população. Nesse contexto, o enfermeiro enquanto educador, junto à equipe de saúde, deve promover espaços para tais discussões, visando à mudança de comportamento, promoção da saúde e prevenção de doenças. Descritores: Saúde da Criança. Educação em Saúde. Bem-estar Familiar.


Referências:
1- Rocha ACD, Pedraza DF. Acompanhamento do crescimento infantil em unidades básicas de saúde da família do município de Queimadas, Paraíba, Brasil. Texto Contexto Enferm., Florianópolis, 2013. 2- Queiroz MVO, Jorge MSB. Ações educativas no cuidado infantil e intervenções dos profissionais junto às famílias. Acta Scientiarum. Health Sciences, Maringá, 2004.