Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 655


655

Promovendo o aleitamento materno no alojamento conjunto: um relato de experiência

Autores:
Marcela Laís Souza Ferreira Gomes (marcela_lais@hotmail.com) (Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Campus Arapiraca) ; Mayra Bezerra Dias (Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Campus Arapiraca) ; Naise de Moura Dantas (Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Campus Arapiraca) ; Amanda Barbosa Gomes (Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Campus Arapiraca) ; Renise Bastos Farias Dias (Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Campus Arapiraca)

Resumo:
Introdução: O aleitamento materno (AM) tem uma grande relevância para o fortalecimento do binômio mãe-bebê. O Alojamento Conjunto (ALCON) contribui estabelecendo a este binômio, um relacionamento afetivo favorável, num período crucial para o início da amamentação. Objetivo: Relatar a experiência da Liga Acadêmica Multiprofissional de Saúde Materno-Infantil/ UFAL (LAMSMI) na promoção ao AM. Metodologia: Estudo descritivo do tipo relato de experiência realizado no ALCON de uma maternidade no município de Arapiraca-AL, no período de março a julho de 2017. Partindo da identificação de dúvidas e dificuldades maternas para iniciar a amamentação, bem como influências familiares neste processo, a LAMSMI voltou-se às ações educativas às mães e aos cuidadores. Resultados: Dentre as ações realizadas, destacaram-se: cuidados com o bebê; orientações sobre a amamentação: cuidados com a mama, pega correta, massagem e ordenha das mamas e aleitamento exclusivo e a importância do vínculo durante a amamentação. Resultando em diminuição da ansiedade em relação à amamentação, maior segurança da mãe e cuidadores nos cuidados com neonato, fortalecimento do vínculo mãe-filho e da relação com a equipe de saúde. Além da contribuição significativa para a formação acadêmica. Conclusão: A equipe de enfermagem, especialmente, tem um importante papel na motivação e orientação à mãe e familiares para o AM desde a gestação, mas no ALCON é possível apoiar e garantir o contato entre o binômio mãe-filho ainda na maternidade e iniciar a amamentação com o apoio dos familiares. Contribuições para a Enfermagem: Os resultados podem contribuir para que enfermeiros reflitam sobre seus cuidados na promoção ao AM, a partir da percepção das puérperas acerca do AM e das influências familiares sobre esta prática, buscando, inclusive, minimizar fatores que levem ao desmame precoce. Descritores: Aleitamento Materno. Alojamento Conjunto. Cuidados de Enfermagem.


Referências:
1 - Brasil. Ministério da Saúde. Saúde da criança: nutrição infantil: aleitamento materno ealimentação complementar. Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. Brasília - DF. 2009. 2 - Brasil. Ministério da Saúde. I Encontro Nacional sobre Alojamento Conjunto. Relatório Final. Brasília: Ministério da Saúde/INAN. 1982.