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Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 652


652

OS TIPOS DE BRIQUEDO TERAPEUTICO NO PROCESSO DE HOSPITALIZAÇÃO INFANTIL: REVISÃO DE LITERATURA

Autores:
Marcela Barbosa de Farias (marcelinhaa17@hotmail.com) (Universidade Federal de Alagoas) ; Ingrid Martins Leite Lúcio (Universidade Federal de Alagoas) ; Luana Cavalcante Costa (Universidade Federal de Alagoas) ; Magda Kelanny Costa de Oliveira Silva (Universidade Federal de Alagoas) ; Amanda Narciso Machado (Universidade Federal da Paraiba) ; Sarah Lins Barros Moreira (Hospital Universitário Professor Alberto Antunes)

Resumo:
Introdução: O brincar no ambiente hospitalar desperta nas crianças a vivacidade que muitas vezes é abalada pelo processo de adoecimento e hospitalização. Entre as inúmeras modalidades da brincadeira, destaca-se o Brinquedo Terapêutico (BT), um brincar que promove tranquilidade, conforto, educação em saúde e aliviar o estresse em situações difíceis para a criança, como no processo de hospitalização e adoecimento. Objetivo: Investigar a partir da literatura tipos de brinquedos terapêuticos utilizados no processo de hospitalização infantil. Metodologia: Trata-se de uma revisão literária realizada no período de Junho de 2017 nos bancos de dados da Biblioteca Virtual em Saúde, Scielo e Lilacs. Artigos disponibilizados na integra online cujos resultados foram submetidos à análise crítica. Resultados: O BT pode ser determinado como uma brincadeira estruturada, que segue os princípios da ludoterapia. Apresenta-se em três tipos: o dramático, - que permite a descarga emocional e as manifestações dos sentimentos e experiências vividas, oportunizando a criança assumir papéis sociais; - o instrucional,- que é utilizado para preparar e explicar sobre o procedimento que a criança será submetida, para que ela entenda e participe durante o processo-e o capacitador,- que promove o desenvolvimento de atividades em que as crianças buscam melhorar seu estado físico, mantendo sua capacidade fisiológica e aceitando novas condições de vida. Conclusão: O BT apresenta-se não apenas como uma forma de entretenimento e acesso ao mundo infantil, como também se mostra indispensável, à medida que ajuda a criança a enfrentar a realidade do processo de hospitalização, permitindo que ela compreenda e reconstrua o autocontrole frente às adversidades. Contribuições para Enfermagem: ao estruturar o BT através de um modelo de atenção, promove-se um cuidado de enfermagem específico, sistematiza a assistência e promove um pensamento único entre a cientificidade e a prática, além de estruturar conhecimentos através de modos de cuidado aderentes à realidade.


Referências:
FREITAS, B. H. B. M.; VOLTANI, S. S. A. A. Therapeutic play in the pediatric urgent and emergency department: an integrative literature review. CogitareEnferm. [internet] v.21, n.1, p. 1-8, Jan/mar. 2016. FRANCISCHINELLI, A. G. B.; ALMEIDA, F. A.; FERNANDES, D. M. S. Routine use of therapeutic play in the care of hospitalized children: nurses´ perceptions. Acta Paul Enferm. [internet] v.25, n.1, p. 1-6, abr. 2012. CALEFFI, C. C. F. et al. Contribuição do brinquedo terapêutico estruturado em um modelo de cuidado de enfermagem para crianças hospitalizadas. Rev Gaúcha Enferm. [internet] v.37, n.2, p. 01-08, 2016. LEMOS, I. et al. Brinquedo terapêutico no procedimento de punção venosa: estratégia para reduzir alterações comportamentais. Rev Cuid. [internet] v.7, n.1, p. 1-8, out. 2016.