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Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 651


651

IMPLANTAÇÃO DO AMBULATÓRIO INTERDISCIPLINAR PARA TRATAMENTO CONSERVADOR EM USUÁRIOS RENAIS CRÔNICOS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PROFESSOR ALBERTO ANTUNES (Hupaa), NO ESTADO DE ALAGOAS.

Autores:
Marcela Araújo Galdino Caldas (marcelaagcaldas@gmail.com) (UFAL) ; Fernanda Paula Sena Colares (Hospital Universitário Professor Alberto Antunes) ; Maíra Fontes da Silva (Hospital Universitário Professor Alberto Antunes) ; Júnia Costa Vaz de Almeida (Hospital Universitário Professor Alberto Antunes) ; Elyssia Karine Nunes Mendonça Ramires (Hospital Universitário Professor Alberto Antunes) ; Maria Zenaide Siqueira (Hospital Universitário Professor Alberto Antunes)

Resumo:
A Doença Renal Crônica tem sido considerada um problema de saúde pública e o tratamento renal conservador é a possibilidade de reduzir o ritmo de progressão da doença e melhorar as condições clinicas, psicológicas e sociais do usuário. Objetivos: Demonstrar a experiência da implantação e manutenção do ambulatório interdisciplinar para tratamento renal conservador na Unidade do Sistema Urinário do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa). Metodologia: Inicialmente foram realizados encontros com a equipe interdisciplinar para sensibilizar e realizar discussões embasadas em artigos com temas sobre a doença renal e o trabalho interdisciplinar. Posteriormente, foi elaborado um instrumento para nortear o atendimento, dividido em: dados de identificação, dados socioeconômicos, condição física e orgânica, apoio familiar/suporte social, percepção sobre saúde e doença, desejos e expectativas. A próxima etapa foi a divulgação e sensibilização dos médicos que realizavam consultas ambulatoriais desses usuários, para que os mesmos pudessem encaminhá-los ao ambulatório. Iniciados os agendamentos, os atendimentos eram realizados por equipe composta por: enfermeira, psicóloga, assistente social e nutricionista, que em grupo realizavam o primeiro atendimento, possibilitando espaço para fala dos usuários, compreensão das dúvidas dos mesmos e a partir destas os devidos encaminhamentos, assim como, retorno para o atendimento em equipe. Conclusões: O trabalho interdisciplinar enfrenta desafios, no entanto, a articulação de saberes é uma proposta de trabalho enriquecedora não apenas para o usuário, como também para a equipe, como possibilidade de favorecer uma assistência integral em saúde e ofertar um atendimento de mais qualidade dentro do serviço. Contribuições para a enfermagem: Percebe-se o quanto o enfermeiro pode contribuir como educador em saúde, estimulando o usuário a cuidar de si, sem imposições, tendo o conhecimento do seu tratamento e reconhecendo a importância de segui-lo, tornando-se um agente ativo no seu processo de recuperação. Descritores: Insuficiência Renal Crônica, Equipe de Assistência ao Paciente, Tratamento Conservador.


Referências:
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