Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 647


647

A BIODANÇA COMO FERRAMENTA DE ENSINO EM ENFERMAGEM BASEADO NA TEORIA DO CUIDADO TRANSPESSOAL DE JEAN WATSON: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Luís Filipe Dias Bezerra (luisfiliped@yahoo.com.br) (UFAL) ; Maria Cicera dos Santos de Albuquerque (UFAL) ; Flaviane Maria Pereira Belo (UFAL) ; Adnez Regina Tertuliano da Silva Cassimiro (UFAL) ; Patrícia Maria da Silva Rodrigues (UFAL) ; Verônica de Medeiros Alves (UFAL)

Resumo:
Introdução: a biodanza é considerada uma tecnologia leve, também conhecida como tecnologia das relações interpessoais, em que se estimula a relação de vínculo, autonomia, acolhimento e gestão. Essa tecnologia é imprescindível no processo de ensino-aprendizagem de enfermagem, pois favorece a prática do cuidado segundo a teoria de Jean Watson. A Biodanza, modelo desenvolvido por Rolando Toro na década de 1960 significa "a dança da vida". É considerada como um sistema de integração humana, renovação orgânica, reeducação afetiva e reaprendizagem das funções originais da vida. A sua metodologia consiste em induzir vivências integradoras por meio da música, do canto, do movimento e de situações de encontro em grupo. (TORO, 2005) Objetivo: Descrever o uso da biodanza como ferramenta de ensino em enfermagem baseado na teoria do cuidado transpessoal de Jean Watson. Método: relato de experiência. Foram realizadas atividades em grupo com o uso da biodanza com os estudantes do curso de enfermagem de uma Faculdade Particular do Sertão Nordestino da Bahia, Brasil. Resultados: Biodanza promove melhora na comunicação através das vivências integradoras, facilitando a relação interpessoal e promovendo a experiência do autocuidado e o cuidado com o outro de forma ética e afetiva. Conclusão: o grupo não possuía conhecimentos acerca da teoria do cuidado transpessoal e da biodanza, demonstrando ser algo novo. Observou-se a necessidade de esclarecimentos quanto a teoria de Jean Watson e modelo teórico da biodanza, os quais foram abordados no decorrer das aulas teóricas e vivências de biodanza. Contribuição e implicações para a enfermagem: a atividade em grupo contribuiu para a propagação de conhecimento sobre a biodanza, permitiu fomentar a associação teoria-prática com base em uma realidade vivida onde foram trabalhados relações interpessoais, vínculos, afetividade, inquietando os participantes a serem atores nesse processo de aprendizagem do cuidado baseado na teoria do cuidado transpessoal de Jean Watson.


Referências:
MCEWEN, M.; WILLS, E. M. Bases teóricas de enfermagem. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2016. MERHY, E. E.; FRANCO, T.B. Por uma Composição Técnica do Trabalho Centrada nas Tecnologias Leves e no Campo Relacional. in Saúde em Debate, Ano XXVII, v.27, N. 65, Rio de Janeiro, Set/Dez, 2003. REIS, A. A dança da vida: a experiência estética da Biodança.2012. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade de São Paulo. São Paulo, 2012. TORO, R. Biodanza. 2. ed. São Paulo: Olavobras, 2005.