Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 631


631

O USO DA MÚSICA COMO UMA TECNOLOGIA NO CUIDADO DE ENFERMAGEM NEONATAL

Autores:
Luana Cavalcante Costa (luanac.costa@live.com) (Universidade Federal de Alagoas) ; Thaís Alves Lívio (Universidade Federal de Alagoas) ; Maria Cristina Soares Figueiredo Trezza (Universidade Federal de Alagoas) ; Ingrid Martins Leite Lúcio (Universidade Federal de Alagoas)

Resumo:
Introdução: Na enfermagem, a intervenção musical possui interfaces que se relacionam com a visão integral do ser humano, auxiliam na promoção de uma assistência holística e contemplam os aspectos físicos, emocionais e sociais. Para tanto, estes sistemas e recursos envolvem abordagens que estimulam os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, desenvolvimento do vínculo terapêutico e integração do ser humano com o ambiente e sociedade. Objetivo: identificar estudos que relacionam o uso da música como uma tecnologia no cuidado de enfermagem neonatal. Metodologia: revisão de literatura, no período de 2007 a 2017, nas bases de dados eletrônicas: Lilacs, Pubmed, Medline e SciELO, utilizando-se os descritores: Musicoterapia. Enfermagem. Tecnologia. Neonato. Foram obtidos 10 artigos. Resultados: Há um número considerável de artigos que referem o uso da música no cuidado com os neonatos. Sua utilização como ferramenta complementar na promoção da saúde foi demonstrada como um impacto positivo em uma variedade de condições clínicas e comportamentais, sendo uma atividade ao mesmo tempo sistemática e criativa. Conclusão: A música pode ser considerada uma tecnologia simples e inovadora, sendo, pois, uma intervenção emergente no cuidado de enfermagem. Implicações para a Enfermagem: trata-se de uma ferramenta importante no processo de humanização dos cuidados em saúde, uma vez que, a intervenção musical pode constituir influências ao cuidado do binômio e transformar-se em processo interacional constante entre os saberes, valores e práticas da vida diária entre profissional-mãe-bebê.


Referências:
BERGOLD, L. B.; ALVIM, N. A. T. A música terapêutica como tecnologia aplicada ao cuidado e ao ensino de enfermagem. Escola Anna Nery Revista Enfermagem; v. 13, n. 3, p. 537-42, jul-set, 2009. BRASIL. Ministério da Saúde. Política nacional de práticas integrativas e complementares no SUS: atitude de ampliação de acesso - 2. ed. - Brasília, 2015. SALVADOR, P.T.C.O.; et. al. Tecnologia e inovação para o cuidado em enfermagem. Rev. enferm. UERJ, v. 20, n. 1, p. 111-7, 2012. SILVA, A.C.F. Concepções dos Profissionais de Enfermagem acerca da Intervenção Musical Oferecida pelas Mães aos seus Recém-Nascidos Internados em Unidades de Cuidados Neonatais. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para a obtenção do grau de bacharel em Enfermagem, pela Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca, 2014.