Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 628


628

O EXPLORAR DOS SENTIDOS: AÇÃO DE UMA LIGA ACADÊMICA JUNTO A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores:
Lívia Maria Zacarias Claudino (liviamclaudino@gmail.com) (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) ; Ewerton Willams Bezerra da Silva (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) ; Larissa Dandara Lima dos Santos (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) ; Leonardo Bruno Gomes da Silva (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) ; Mayara Krystina de Lima Freitas (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) ; Amanda Cavalcante de Macêdo (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL)

Resumo:
INTRODUÇÃO: a deficiência no sentido da visão acarreta muitas limitações para quem a possui, prejudicando seu cotidiano, mas que os fazem encontrar outros meios para compreender o mundo que os cercam¹. OBJETIVOS: descrever a experiência de acadêmicos de uma liga acadêmica em uma ação de educação em saúde para pessoas com deficiência visual. METODOLOGIA: trata-se de um relato de experiência baseado em uma ação de membros de uma liga acadêmica junto a estudantes de uma escola para pessoas com deficiência visual de Maceió, realizada em abril de 2016. RESULTADOS: no decorrer da ação, as outras vias sensoriais (tato, olfato, paladar e audição) foram exploradas através de recursos educativos elaborados pelos membros da liga acerca dos hábitos de alimentação saudável. No momento, foram utilizadas estratégias que propunham a participação ativa da população ao qual estava sendo destinada a ação, respeitando suas limitações e ressaltando a participação junto ao grupo. CONCLUSÕES: a identificação das necessidades de uma determinada população é um elemento fundamental para a construção de ações de educação em saúde, para que ocorra uma participação ativa de todos os envolvidos. Diante disso, vê-se a necessidade de mais ações voltadas para a perspectiva da equidade em saúde, para que haja uma maior inclusão social dos participantes. IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: o relato propõe ressaltar a importância da formação do enfermeiro com uma visão equânime e que consegue desenvolver ações baseadas nas necessidades de cada população que será abordada. DESCRITORES: Pessoas com deficiência visual; equidade em saúde; educação em saúde.


Referências:
1 TORRES, J. P.; COSTA, C. S. L. DA; LOURENÇO, G. F. Substituição sensorial visuo-tátil e visuo-auditiva em pessoas com deficiência visual: uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 22, n. 4, p. 605-618, 2016. Disponível em: . Acesso em: 09 de junho de 2017.