Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 627


627

CONTRIBUIÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO E CONTROLE DO TABAGISMO

Autores:
Lívia Maria Zacarias Claudino (liviamclaudino@gmail.com) (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas- UNCISAL) ; José Carlos da Silva Lins (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas- UNCISAL) ; Larissa Alves do Nascimento (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas- UNCISAL) ; Larissa Dandara Lima dos Santos (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas- UNCISAL) ; Ewerton Willams Bezerra da Silva (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas- UNCISAL) ; Amanda Cavalcante de Macêdo (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas- UNCISAL)

Resumo:
INTRODUÇÃO: sendo considerada a principal causa de morte evitável no mundo, o tabagismo tornou-se um grande desafio para a saúde pública¹. OBJETIVOS: descrever a experiência de acadêmicos de enfermagem em ações de prevenção e controle do tabagismo. METODOLOGIA: trata-se de um relato de experiência baseado em ações educativas realizadas nas ruas de Maceió, desenvolvida por acadêmicos de enfermagem e professores junto à população. RESULTADOS: no decorrer da ação, os estudantes puderam perceber a importância da educação em saúde no que tange os aspectos relacionados ao tabagismo, tanto na prevenção, quanto no controle, onde a população foi orientada quanto aos males do uso do tabaco, além de os usuários serem submetidos ao teste de dependência à nicotina e encaminhados a um grupo de referência no estado. CONCLUSÕES: o desenvolvimento de ações educativas é um elemento primordial para a construção do perfil de futuros enfermeiros. Diante do exposto, vê-se a necessidade de mais ações voltadas para essa perspectiva, bem como uma formação acadêmica ativa, para que assim possam contribuir para o desenvolvimento de habilidades necessárias atuação destes.IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: ressalta-se a importância da formação do enfermeiro como educador em saúde desde sua graduação, principalmente no contexto dos grandes desafios da saúde pública, como o tabagismo. DESCRITORES: Tabagismo; enfermagem; educação em saúde.


Referências:
1 PINTO, M. T.; PICHON-RIVIERE, A.; BARDACH, A. Estimativa da carga do tabagismo no Brasil: mortalidade, morbidade e custos. Cadernos de Saúde Pública, v. 31, n. 6, p. 1283-1297, 2015.Disponível em: http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2015000601283. Acesso em: 30 de maio de 2017.