Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 625


625

ESTRATÉGIAS PARA BUSCA ATIVA DE SINTOMÁTICOS RESPIRATÓRIOS PARA TUBERCULOSE: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores:
Linda Concita Nunes Araujo (lindaconcita@hotmail.com) (Universidade Federal de Alagoas) ; Emilly Souza Marques (Universidade Federal de Alagoas) ; Maria Izabel de Andrade Pontes (Faculdade Estácio de Alagoas) ; Débora de Souza Santos (Universidade Federal de Alagoas) ; Ana Paula Miyazawa (Centro Universitário Tiradentes) ; Clódis Maria Tavares (Universidade Federal de Alagoas)

Resumo:
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa, de transmissão direta, considerada um grave problema de saúde pública no Brasil. A gravidade da doença está relacionada à desigualdade social, à pobreza, à epidemia do HIV, ao envelhecimento e aos grandes movimentos migratórios1. Dados epidemiológicos evidenciam que o Brasil está dentre o grupo que abrange 80% da carga mundial da doença, incluindo-se nos 22 países priorizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS)2. Em Alagoas, por exemplo, no ano de 2015, houve registro de 859 novos casos correspondendo a 64.6% dos casos estimados, e o coeficiente de incidência está em torno de 25,71/100.000 mil habitantes, dos quais 50% são residentes na capital3. Diante das dificuldades de operacionalização dos programas de controle da doença, o objetivo deste estudo foi identificar estratégias utilizadas por profissionais de saúde brasileiros para busca ativa de sintomáticos respiratórios para Tuberculose. Trata-se de uma revisão integrativa, em que artigos originais na íntegra foram acessados nas bases de dados Scielo, Lilacs e BDENF, no intervalo 2006-2016. Para o desenvolvimento da revisão foram preconizadas quatro etapas: detecção do tema do estudo; escolha dos critérios de inclusão e exclusão de estudos; avaliação; interpretação e exame crítico-reflexivo dos resultados. Os resultados demonstram que as estratégias de busca ativa para tuberculose mais utilizadas pelos profissionais de saúde são as visitas domiciliares e a solicitação da baciloscopia do escarro, destacando-se a importância do desenvolvimento destas em serviços da Atenção Primária à Saúde. Apesar disto, devido à grande relevância da Tuberculose como doença de ordem social que produz um profundo impacto nos índices de saúde pública, faz-se necessário fortalecer a busca ativa nos serviços da rede de atenção à saúde, buscando ações comprometidas com a manutenção da vida e integralidade do cuidado a partir de uma atuação intersetorial e interdisciplinar. Descritores: Estratégias, Tuberculose, Equipes de Saúde.


Referências:
(1) Santos TMMG, Nogueira LT, Arcêncio RA. Atuação de profissionais da Estratégia Saúde da Família no controle da tuberculose. Acta Paul Enferm [Internet]. 2012 [cited 2016 May 15]; 25 (6): 954-61. Available from: http://www2.unifesp.br/acta/pdf/v25/n6/v25n6a20.pdf (2) Marquieviz J, Alves IS, Neves EB, Ulbricht L. A Estratégia de Saúde da Família no controle da tuberculose em Curitiba (PR). Cien saúde colet [Internet]. 2013 [cited 2016 May 15]; 18(1): 265-271. Available from: https://www.researchgate.net/profile/Eduardo_Neves/publication/234823861_Family_Health_Strategy_in_tuberculosis_control_in_Curitiba_State_of_Paran/links/00b49515eb1fb5f6f9000000.pdf. (3) Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas - SESAU. Situação da Tuberculose: inquérito [Internet]. 2016 [cited 2016 Sept 11]. Available from: http://www.saude.al.gov.br/tag/tuberculose/