619 | O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO COMO DISPOSITIVO FORTALECEDOR DA ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO | Autores: Liane Colliselli (liane.colliselli@uffs.edu.br) (Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - Campus Chapecó, SC) ; Denise Finger (Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - Campus Chapecó, SC) ; Angela Maria Gomes (Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - Campus Chapecó, SC) |
Resumo: Introdução: A qualidade da formação acadêmica é essencial para a prática profissional em todas as áreas de atuação. Neste sentido, na formação do enfermeiro, o Estágio Curricular Supervisionado (ECS) proporciona maior aproximação do acadêmico ao campo de atuação profissional. Objetivo: Relatar a experiência do exercício profissional do enfermeiro na Atenção Básica, abrangendo as quatro dimensões de atuação. Metodologia: Relato de experiência do ECS do curso de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul durante o segundo semestre de 2016, em um município de pequeno porte do Oeste Catarinense. Resultados: Inicialmente foi realizado um diagnóstico situacional da saúde do município, conforme os moldes do PlanejaSUS. A partir deste, identificou-se fragilidades e potencialidades e, em parceria com a equipe de saúde, construiu-se um plano de intervenções prioritárias, buscando contribuir na qualidade da assistência de enfermagem no município. Entre as prioridades elencadas, destaca-se: elaboração do fluxograma de atendimento do Centro Municipal de Saúde; construção do mapa inteligente do território; acompanhamento dos pacientes diabéticos e hipertensos e elaboração de um protocolo de consulta de enfermagem para esse público; articulação de grupos de mães de crianças de 2 a 5 anos de idade e fortalecimento da participação social do Conselho Municipal de Saúde- CMS. Conclusões: o campo de prática se mostrou desafiador, recompensador e possibilitou conhecer uma realidade até então desconhecida pelas acadêmicas: vivenciar a saúde de um município de pequeno porte, bem como, conhecer a atuação do enfermeiro neste cenário. Contribuições ou implicações para a Enfermagem: a experiência de imersão teórico-prática durante a formação do profissional enfermeiro é essencial para possibilitar o desenvolvimento de habilidades de reflexão crítica e comprometimento com o seu papel social, atuando como sujeitos ativos na realidade a qual estão inseridos e contribuindo na construção de políticas públicas.
Referências: Brasil. Ministério da Saúde. Sistema de Planejamento do SUS (PlanejaSUS) : uma construção coletiva - trajetória e orientações de operacionalização / Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde. - Brasília : Ministério da Saúde, 2009. 318 p. |