Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 618


618

A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE COMO CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO

Autores:
Lhayse dos Santos Lopes (lhayse.lopes@hotmail.com) (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) ; Andrelina Melo de Lima Gonçalves (Centro Universitário Tiradentes - UNIT) ; Fernanda Maria dos Santos Batista de Amorim (Centro Universitário Tiradentes - UNIT) ; Letícia Maria Bezerra Pessoa (Centro Universitário Tiradentes - UNIT) ; Mariana Maria Pereira Cintra Farias (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) ; Vanessa Souza Alves (UNIMED MACEIÓ)

Resumo:
INTRODUÇÃO: O enfermeiro, em sua prática, está em constante processo educativo, entretanto, para torná-lo consciente desse fato, é necessário haver no desenvolvimento de suas ações a reflexão crítica, a curiosidade, a criatividade e a investigação (AGUIAR, 2016). A aquisição disso é possível por meio da educação permanente do indivíduo, na qual ele desenvolve a habilidade de aprender a aprender (FAGUNDES, 2016). OBJETIVO: Relatar a experiência vivenciada por estagiários de enfermagem, de um hospital privado, na execução de Educação em Saúde com enfermeiros e técnicos de enfermagem. METODOLOGIA: Relato de experiência realizado por estagiários de enfermagem em um hospital situado em Maceió/AL, frente à implementação de Educação Permanente na equipe de enfermagem, através de construção de aulas expositivas para discussão in loco com a equipe de enfermagem, durante os turnos de trabalho; no período de Julho a Dezembro/16. RESULTADOS: Os estagiários, junto com a enfermeira responsável pela Educação Permanente, elaboraram aulas e realizaram treinamentos in loco com profissionais de enfermagem onde em cada mês foi abordado um tema específico, revisando e atualizando técnicas e rotinas da assistência prestada pelos enfermeiros e técnicos de enfermagem do hospital. CONCLUSÃO: Certificou-se que ações de educação permanente são de extrema importância para a atuação do enfermeiro e deve ser estimulada na graduação, possibilitando assim, o amadurecimento e desenvolvimento de competências educativas para a atualização e capacitação da equipe de enfermagem. CONTRIBUIÇÕES PARA ENFERMAGEM: A educação permanente em saúde garante ao enfermeiro o conhecimento essencial à prática terapêutica em todos os seus níveis de assistência. DESCRITORES: Enfermagem. Assistência Integral à Saúde. Capacitação Profissional.


Referências:
AGUIAR, S. D. L.; et al. A importância da educação permanente para a capacitação dos profissionais de enfermagem em saúde mental. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 7, n. 2, 2016. FAGUNDES, N. C.; et al. Educação permanente em saúde no contexto do trabalho da enfermeira. Revista Enfermagem UERJ, v. 24, n. 1, 2016.