616 | INTERVENÇÃO EDUCATIVA COM CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Letícia Maria Bezerra Pessoa (leticiambpessoa@hotmail.com) (Centro Universitário Tiradentes) ; Carla Bomfim Silva (Centro Universitário Tiradentes) ; Leila Santos Oliveira (Centro Universitário Tiradentes) ; Marge Rufino Nascimento da Silva (Centro Universitário Tiradentes) ; Sthefany Débora Henrique da Silva (Centro Universitário Tiradentes) ; Aldrya Ketly Pedrosa (Centro Universitário Tiradentes) |
Resumo: INTRODUÇÃO: As ações educativas relacionadas à vulnerabilidade social consistem em uma explanação baseada nas demandas específicas da comunidade e ao acesso aos serviços necessários. A vulnerabilidade em questão ocorre devido a uma redução de oportunidades culturais, econômicas e sociais, o que gera a possibilidade de ocorrer incidentes as crianças e aos seus familiares. OBJETIVO: Relatar a experiência de estudantes de enfermagem frente às intervenções educativas com crianças em situação de vulnerabilidade social. METODOLOGIA :O presente estudo se baseia em um relato de experiência desenvolvido a partir da vivência dos autores em um projeto comunitário realizando intervenção educativa com crianças em situação de vulnerabilidade social na cidade de Maceió/Alagoas. RESULTADOS: A troca de informações é sempre a melhor maneira de ajudar e torna-se uma forma de conscientização que é utilizada com o decorrer do tempo de cada um, para que eles próprios percebam que necessitam de ajuda. Sendo os profissionais de enfermagem mediadores essenciais para que esse conhecimento seja disseminado. CONCLUSÃO: O conhecimento adquirido durante a intervenção educativa aliada à contribuição da comunidade foi pertinente para a realização da ação desenvolvida pelos acadêmicos com crianças em situação social vulnerável. DESCRITORES: Vulnerabilidade social, intervenções de enfermagem, crianças.
Referências: MORAIS, Normanda Araujo de; MORAIS, Camila de Aquino; REIS, Sílvia; KOLLER, Sílvia Helena. PROMOÇÃO DE SAÚDE E ADOLESCÊNCIA: UM EXEMPLO DE INTERVENÇÃO COM ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA. Psicologia & Sociedade, 2010. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822010000300011>. Acesso em: 30 de jul de 2017. PINHEIRO, S. A.; MACEDO, R. M. S. e FERREIRA,P. C. S. Educação em Saúde com Crianças em Situação de Vulnerabilidade Social:relato de experiência. Revista do Centro de Educação e Letras, 2014. Disponível em:. Acesso em: 16 de jul de 2017 |