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Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 611


611

O EXAME GINECOLÓGICO COMO FERRAMENTA PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE INDIVIDUALIZADA SOBRE O CLIMATÉRIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Leila Karoline Ferreira dos Santos (leyla_karoline@hotmail.com) (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) ; Kassia Alice Anjos de Lima (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) ; Karollyne Estella Alves de Oliveira Araújo (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) ; Emilenny Lessa dos Santos (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) ; Mariana Barbosa da Silva (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) ; Elaine Cristina Tôrres Oliveira (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL)

Resumo:
Introdução: O climatério é uma fase de transição entre período reprodutivo ao não reprodutivo nas mulheres¹ que ocasionam modificações orgânicas que precisam ser abordadas durante consulta de enfermagem visando à qualidade de vida². Uma oportunidade de abordar o climatério, por meio da educação em saúde, é durante a realização do exame ginecológico, que consiste em um momento de interação entre o profissional e a mulher e possibilita a construção de um espaço de reflexão-ação que contribui para promover o cuidado e diminuir problemas³. Objetivo: Relatar experiência de acadêmicas de enfermagem na realização de educação em saúde individualizada sobre o climatério durante exame preventivo de câncer de colo uterino. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência baseado em ações executadas durante o estágio supervisionado obrigatório em Unidade de Saúde da Família (USF) de Maceió-AL. Resultados: A vivência na USF revelou a inexistência de abordagem específica à saúde das mulheres no período climatérico. Em virtude disso, observou-se a oportunidade, por meio da educação em saúde, de promover a integralidade do cuidado à mulher climatérica durante a realização do exame de Papanicolau, sendo realizadas atividades que permitissem à mulher conhecer as alterações fisiológicas e hormonais do período e como tratá-las. Conclusão: Observou-se que a realização de educação em saúde durante o exame de Papanicolau constituiu uma ferramenta estratégica eficaz para atendimento integral à saúde da mulher na fase climatérica. Implicações para enfermagem: Evidenciou-se que mulher no climatério necessita de atendimento diferenciado, devendo o enfermeiro contribuir para geração do conhecimento acerca do tema, uma vez que a atenção básica deve ser porta de entrada para essas mulheres no sistema de saúde. Palavras-chave: enfermagem primária; educação em saúde; saúde da mulher; climatério.


Referências:
1. FREITAS, E. R., BARBOSA, A. J. G., DE ANDRADE REIS, G., RAMADA, R. F., MOREIRA, L. C., GOMES, L. B., DA SILVA TEIXEIRA, J. M. Educação em saúde para mulheres no climatério: impactos na qualidade de vida. Reprodução & Climatério, vol. 31, n.1, pag. 37-43, 2016. 2. SILVA, S. B. da; NERY, I. S; CARVALHO, A. M. C. de. Representações sociais elaboradas por enfermeiras acerca da assistência à mulher climatérica na atenção primária. Rev Rene. Fortaleza, vol. 17, n. 3, pag. 363-71, 2016. 3. DIÓGENES, M.A.R., LINARD, A.G., TEIXEIRA, C.A.B; Comunicação, acolhimento e educação em saúde na consulta de enfermagem em ginecologia. Rev Rene. Fortaleza, vol. 11, n. 4, pag. 38-46, 2010.