608 | As contribuições do estágio extracurricular na formação acadêmica de enfermagem: relato de experiência. | Autores: Layla Livia Maranhao Costa (laylaliviacosta@hotmail.com) (UFAL) ; Cinthia Rafaela Amaro Gonçalves (UFAL) ; Laíze Samara dos Santos (UFAL) ; Thamires Ribeiro Marques (UFAL) ; Renata Lira do Nascimento (UFAL) ; Fabiana Andréa Soares Ferreira (UFAL) |
Resumo: Introdução: O estágio extracurricular abrange um conjunto de atividades desenvolvidas pelo acadêmico que visam proporcionar uma complementação do processo ensino-aprendizagem, sob a forma de aplicabilidade de conhecimentos teóricos, aperfeiçoamento técnico - científico, cultural e de relacionamento humano por meio de situações reais do exercício da futura profissão (ALMEIDA, 2012). Objetivo: relatar a experiência da contribuição do estágio extracurricular em enfermagem. Metodologia: trata-se de um relato descritivo sobre a experiência do estágio extracurricular para acadêmicos de enfermagem em um hospital da rede privada de Maceió- Al, no período de janeiro a junho de 2017. Resultados: o estudante vivencia no estágio extracurricular atividades que aproximam-se da realidade profissional, de maneira que contribui não só com o com aprimoramento das habilidades técnicas mas também desenvolve autonomia, confiança, responsabilidade e postura ética, auxiliando portanto na construção da identidade do ser enfermeiro. Ele conta com a supervisão de outros profissionais da equipe e por um tempo maior que a carga-horária normalmente destinada às disciplinas curriculares. A instituição preceptora também ganha ao agregar novos pontos de vista e uma cultura de transformação. Conclusão: o campo de estágio hospitalar é um espaço para o aprimoramento do ensino-aprendizagem do estudante, quando ele pode colocar em prática a teoria com autonomia, desenvolver atividades com uma carga-horária maior e ter o auxílio da equipe multiprofissional. Contribuições para a Enfermagem: a enfermagem é uma profissão que precisa unir o saber teórico e o prático e é neste cenário do estágio extracurricular que o aprender a ser enfermeiro pode ser melhor compreendido e explorado pelos futuros profissionais.
Referências: ALMEIDA, S. A.; et al. As contribuições do estágio extracurricular na formação acadêmica de alunos de enfermagem em um ambulatório de uma instituição privada de ensino em Belo Horizonte - MG: relato de experiência. NBC. Belo Horizonte, MG, v.02, n.03, ago/set de 2012. |