Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 606


606

O PRECONCEITO NO COTIDIANO DOS ADOLESCENTES OBESOS: REFLEXÃO A LUZ DOS PENSAMENTOS DE AGNES HELLER

Autores:
Larissa Soares Mariz Vilar de Miranda (larissamariz@gmail.com) (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Anne Karoline Candido Araújo (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Caroline Evelin Nascimento Kluczynik Vieira (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Marcela Paulino Moreira da Silva (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Gleyce Any Freire de Lima (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Bertha Cruz Enders (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

Resumo:
Introdução: A obesidade é uma doença crônica de origem multifatorial, caracterizada como problema de saúde pública a nível mundial, entre suas consequências destaca-se o bullying comumente encontrado entre os adolescentes obesos. Objetivo: refletir sobre o conceito de preconceito encontrado nos adolescentes obesos vitimados pelo bullying em seu cotidiano escolar a partir da abordagem filosófica de Agnes Heller. Método: estudo reflexivo fundamentado nos preceitos filosóficos Hellianos. Resultados: O preconceito, segundo a filósofa, é uma categoria de pensamento e comportamento, caracterizado como juízo provisório, este desempenha função importante e origina-se na cotidianidade dos sujeitos em um meio social. Aborda ainda que o preconceito acontece desde medidas de tratamento diferenciado, casos de violência e consequências emocionais. Esta relação é enfrentada diariamente no cotidiano escolar de adolescentes obesos, os quais são sujeitos a diversas formas de preconceito, a filósofa reitera que para compreendê-lo, deve-se aproximar-se do cotidiano de quem o pratica e das relações estabelecidas entre os envolvidos. Conclusão: O conceito de preconceito a partir da visão de Agnes Heller auxilia no entendimento do bullying com os adolescentes, tendo em vista que explica a ação preconceituosa como resultado do cotidiano social, especialmente no ambiente escolar. Implicações para a enfermagem: Ampliar a reflexão sobre o bullying pode favorecer o planejamento da assistência e impactar nas práticas de enfermagem aos adolescentes. E, ao englobar os aspectos emocionais e relações pessoais para atendimento das necessidades integrais de saúde, pode vir a contribuir para construção de uma sociedade mais democrática, equânime, livre de preconceitos e agressões físicas ou psicológicas. Descritores: Obesidade, Adolescentes e Enfermagem.


Referências:
HELLER A. O cotidiano e a História. 4ed. São Paulo: Editora Paz e Terra; 1992; ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Health-related Millennium Development Goals. France: WHO, 2012; RECH, R.R. et al. Prevalence and characteristics of victims and perpetrators of bullying. Jornal de Pediatria, v.89,n.2,p.164-170, 2013.