Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 603


603

ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO COMO RESPONSÁVEL TÉCNICO DE UMA ILPI NA CIDADE DE MACEIÓ: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Larissa Melo Coêlho Barros (larissamcbarros@gmail.com) (Enfermeira pela Universidade Federal de Alagoas) ; Elizabeth Moura Soares de Souza (Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Escola de Enfermagem e Farmácia da Universidade Federal de Alagoas.) ; Priscila de Oliveira Cabral Melo (Enfermeira. Mestranda em Enfermagem da Escola de Enfermagem e Farmácia da Universidade Federal de Alagoas.)

Resumo:
Introdução: As Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) são estabelecimentos para atendimento integral a pessoas idosas, dependentes ou não¹. Para realizar este atendimento, as ILPIs contam com profissionais de diferentes áreas de atuação, como por exemplo o(a) enfermeiro(a)¹, quem é peça fundamental na oferta de cuidados especializados, dispondo de condições para tornar a assistência humanizada, avaliativa e integral, contribuindo desta forma para a qualificação do cuidado à saúde e melhoria da qualidade de vida do idoso institucionalizado². Objetivo: Descrever a experiência de uma enfermeira que atua como responsável técnica em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos, na cidade de Maceió-AL. Descrição Metodológica: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência ocorrido em uma ILPI, localizada na cidade de Maceió, estado de Alagoas, Brasil, no período de maio de 2017 até os dias de hoje. Resultados: Durante o trabalho como enfermeira responsável pela ILPI, foram observadas algumas necessidades emergentes tanto dos idosos, quanto do ambiente e também da equipe multiprofissional em si. A partir daí, foi possível traçar o perfil dos idosos e ainda um diagnóstico situacional da instituição, bem como planejar ações, embasadas nas etapas do processo de enfermagem, visando melhorar a assistência. Além disso também são desempenhadas ainda atividades de cunho gerencial, bem como treinamentos/atualizações para os técnicos e cuidadores, com vistas a capacitá-los para que assim possam prestar um cuidado mais eficiente e eficaz. Conclusão: A experiência tem proporcionado uma reflexão valiosa sobre o cuidado prestado a pessoa idosa, pois foi possível verificar que se torna necessário a atenção integral e especializada, como também habilidades específicas e um sentimento aguçado para atuar além das necessidades que o idoso demonstra. Contribuições/ Implicações para Enfermagem: Evidencia a importância e necessidade do(a) enfermeiro(a) enquanto responsável técnico no âmbito de uma ILPI.


Referências:
1- LORENZINI, E.; MONTEIRO, N.D.; BAZZO, K. Instituição de Longa Permanência para Idosos: Atuação do enfermeiro. Rev. Enferm. UFSM. v. 3, n.1, pp.:345-352, 2013. 2- FILETE, M. PROCESSO DE TRABALHO DO ENFERMEIRO EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS DE UMA CAPITAL DA REGIÃO SUDESTE. Dissertação de Mestrado. Vitória- ES. 2016.