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Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 601


601

A IMPORTÂNCIA DO GRUPO DE GESTANTES DURANTE O PRÉ-NATAL: UMA ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO E PREVENÇÃO.

Autores:
Larissa de Morais Teixeira (lariih_morais@hotmail.com) (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS)

Resumo:
Introdução: A dimensão educativa é parte integrante e inovadora na assistência pré-natal. O grupo de gestantes é um referencial importantíssimo no contexto educativo e promotor da saúde da mulher. Objetivos: reforçar a promoção à saúde mediante as discussões sobre diversos processos da gestação. As atividades participativas visam favorecer a interação entre as gestantes e proporcionar a troca de informações sobre o processo de gestar, parir e ser mãe. Metodologia: Os encontros acontecem às quartas-feiras a tarde, na unidade de saúde Dr. Hamilton Falcão, em Maceió-Al, promovidos pela enfermeira, com o apoio da equipe de profissionais da unidade e de outros profissionais voluntários. A metodologia utilizada nesses encontros é a roda de conversa, que objetiva estimular a construção da autonomia das integrantes, uma interação entre quem cuida e quem é cuidado. O período que resultou na redação deste relato aconteceu de janeiro a maio de 2017, onde foram trabalhados temas como: importância do pré-natal, alimentação saudável e prática de exercícios durante a gestação, modificações gravídicas, sexualidade na gestação, aleitamento materno, parto e puerpério, cuidados com o recém-nascido, entre outros. Resultados: O trabalho de intervenção com o grupo de gestantes conseguiu atingir cerca de 65 gestantes em diferentes fases da gestação. Foi possível observar que o grupo serviu como dispositivo de suporte social, complementando as consultas de pré-natal, criando um maior vínculo entre gestantes e familiares com a equipe da Unidade de Saúde. Esse vínculo pode levar a uma melhor detecção dos problemas obstétricos, neonatais e pediátricos, facilitando uma abordagem mais ampla na tentativa de solucioná-los. Conclusões e contribuições para enfermagem: O grupo de gestantes como estratégia de ação educativa possibilita à mulher conhecer o seu corpo e aumentar a segurança e tranquilidade durante a gestação e o parto, além de permitir as participantes um maior empoderamento na construção da sua saúde.


Referências:
Souza VB, Roecker S, Marcon SS. Ações educativas durante a assistência pré-natal: percepção de gestantes atendidas na rede básica de Maringá-PR. Rev. Eletr. Enf. 2011 abr/jun;13(2):199-210. Gonçalves AK, Watanabe RTM. Grupo de gestantes: educa-ção em saúde no pré-natal. In: Anais do Seminário de exten-são universitária, Mato Grosso do Sul. 2011. Santos DS et al . Sala de espera para gestantes: uma estratégia de educação em saúde. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro , v. 36, n. 1, supl. 2, p. 62-67, Mar. 2012 .