600 | SENSIBILIZAÇÃO SOBRE TESTES RÁPIDOS DE SÍFILIS, HIV E HEPATITES ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE | Autores: Larissa Caina Barbosa de Azarias (larissacaina@gmail.com) (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) ; Juliana Santos de Arruda (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) ; Maria Vitória dos Santos da Conceição (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) ; Michelly Soares da Silva (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) ; Maryataynah França Gomes (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) ; Amanda Cavalcante de Macêdo (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) |
Resumo: INTRODUÇÃO: a educação em saúde é um espaço de produção e aplicação de saberes destinados ao desenvolvimento humano¹. OBJETIVO: descrever a experiência de sensibilização sobre os testes rápidos de sífilis, HIV e hepatites através da educação em saúde. METODOLOGIA: relato de experiência realizado por acadêmicos de enfermagem em um serviço de assistência ambulatorial da cidade de Maceió, no período de abril a maio de 2017. As atividades educativas ocorreram nas salas de esperas, utilizando-se materiais como panfletos educativos, a qual teve como tema a importância da realização dos testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatites B e C. RESULTADOS: as palestras proporcionaram uma aproximação com o usuário, tratando de um tema ainda revestido de tabus, pois a realização de teste rápido remete a ideia de comportamento de risco. Tal atividade contribuiu na estimulação para que o usuário assuma seu papel de agente ativo no processo de saúde-doença-cuidado. Além disso, a experiência dos estudantes reforçou que as ações preventivas são mais benéficas que as curativistas, tanto do ponto de vista econômico como assistencial. Conjuntamente, foi observado um interesse significativo por parte dos usuários, os quais expressavam suas dúvidas e curiosidades sobre o tema abordado. CONSIDERAÇÕES FINAIS: as ações educativas proporcionaram aos acadêmicos aprimorarem a comunicação, obter uma escuta qualificada e possibilitaram o acolhimento. Tornando evidente a importância de vivências educativas como essas. CONTRIBUIÇÕES PARA ENFERMAGEM: a educação em saúde deve ser utilizada na enfermagem como uma forma de se promover saúde e incentivar práticas de vida saudáveis, possibilitando o compartilhamento de saberes na busca de soluções das mais diversas problemáticas. DESCRITORES: Educação em saúde. Educação em enfermagem. Enfermagem.
Referências: REFERÊNCIAS 1. BRASIL, Ministério da Saúde. Política Nacional de Promoção da saúde. Brasília (DF):Ministério da Saúde; 2006. |