599 | O BRINCAR COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DO CUIDADO À CRIANÇA HOSPITALIZADA: CONTRIBUIÇÃO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA | Autores: Larissa Caina Barbosa de Azarias (larissacaina@gmail.com) (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) ; Vitória Rejane de Lira Ferreira (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) ; Maria Vitória dos Santos da Conceição (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) ; Joyce dos Santos Barros (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) ; Laudivania Claudio de Andrade (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) ; Amanda Cavalcante de Macêdo (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) |
Resumo: Introdução: O uso de brinquedos em hospitais surgiu em 1956 na Suécia, implantada no hospital Karolinska de Estocolmo. Obtiveram resultados tão positivos que segundo os aplicadores da ideia não se podia mais imaginar tratamentos eficazes em pediatria que não contassem com a terapia pelo brinquedo¹. Objetivo: relatar a experiência de graduandos sobre o brincar como instrumento facilitador do cuidado à criança hospitalizada. Metodologia: relato de experiência realizado por membros de um projeto de extensão universitária na ala pediátrica de um hospital de alta complexidade da cidade de Maceió, através de atividades educativas como teatrais, dinâmicas, apresentações artísticas, histórias, realizadas por acadêmicos dos cursos de enfermagem, medicina e fisioterapia. Resultados: a ação proporcionou à criança hospitalizada a oportunidade de se distanciar da realidade vivenciada, ajudando-a na aceitação do contexto vivido naquele momento. O uso da ludoterapia amenizou a tensão hospitalar e proporcionou o bem-estar para a criança, minimizando o medo e as vivências dolorosas, fazendo com que ela tenha uma melhor qualidade de vida e recuperação mais rápida e eficaz. Conjuntamente, permitiu aos acadêmicos o desenvolvimento de habilidades de comunicação como um dos pilares para a construção de uma boa anamnese e melhora da relação profissional-paciente. Conclusão: a vivência dos acadêmicos mostra a importância da ludoterapia que proporciona uma saída para o isolamento que a internação provoca, através de atividades educativas na área de saúde pediátrica, diminuindo a tensão imposta pelo ambiente hospitalar, e desenvolvendo habilidades de comunicação como um dos pilares para a construção de uma boa relação do profissional com a criança. Contribuições para enfermagem: permite ao acadêmico ser mais humano, dinâmico, mais interativo com a criança hospitalizada, trazendo grande contribuição para enfermagem pediátrica. Descritores: Ludoterapia. Enfermagem pediátrica.
Referências: Referências: 1.CUNHA, N. H. O significado da Brinquedoteca Hospitalar. In: VEIGAS, D. Brinquedoteca Hospitalar: isto é humanização. Associação Brasileira de Brinquedotecas. 2. Ed. Rio de Janeiro: WAP, 2007. Cap. 10. |