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Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 598


598

VER-SUS/AL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM

Autores:
Laisa Kaliny Pereira da Silva (laisakaliny@gmail.com) (Centro Universitário Tiradentes - UNIT) ; Isaías Vicente Santos (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) ; Aryanna Vanessa Gomes Timóteo (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) ; Vitória Rejane de Lira Ferreira (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) ; Geórgia Maria Ricardo Félix dos Santos (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL)

Resumo:
VER-SUS/AL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM Introdução: O Sistema Único de Saúde (SUS) tem como princípios doutrinários e organizativos: a universalidade, a integralidade e a equidade. Para garantir que os seus princípios e diretrizes sejam cumpridos, é necessária uma gestão de qualidade e de trabalhadores capacitados e com uma visão política crítica para atuarem neste sistema (GUSTAVO et al, 2012). Com isso, em 2002 foi criado o projeto Vivência e Estágio na realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS), que surgiu da importância de ingressar estudantes na atual situação do sistema de saúde público brasileiro, proporcionando a estes a oportunidade de capacitar e complementar sua formação técnica, científica, cultural e política. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem no projeto "VER-SUS". Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, vivenciado por acadêmicos de enfermagem no projeto "VER-SUS", que ocorreu entre os dias 10 a 22 de dezembro de 2016, no município de Maceió-AL. Participaram do projeto 65 estudantes provenientes de instituições públicas e privadas dos cursos da área da saúde, humanas e exatas. Resultados: Antes das vivências eram realizadas discussões com os facilitadores, tendo como base a literatura científica. Após cada experiência em campo eram realizados debates sistematizando do que foi vivenciado ao longo do dia, com elaboração de relatórios, enfatizando os pontos chaves e as possíveis intervenções em cada local. Conclusão: Esta vivência contribuiu para a capacitação interdisciplinar e multiprofissional do estudante, fazendo-o refletir sobre seu papel enquanto militante e transformador da realidade. E colaborou assim para a formação de um profissional crítico acerca da saúde como direito constitucional. Descritor: Educação.


Referências:
Referência:GUSTAVO, Andréia da Silva et all. A Integração Ensino-Serviço como Estratégia na Formação Profissional para o SUS. Rev Brasileira de Educação Médica. Porto Alegre, v. 32, n.1, p. 170-177, 2012