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Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 597


597

O papel da enfermagem nas questões relativas á violência de gênero: um relato de experiência

Autores:
Laís Peixoto Schimidt (laispschimidt@gmail.com) (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Resumo:
A Violência de gênero é um tipo de agressão bastante vivenciada e naturalizada por boa parte da população, todavia, observa-se que é um tema raramente discutido nas Unidades de saúde em geral, sendo relevante sua abordagem na sociedade. Com o objetivo de criar um espaço de discussão sobre a temática, visando o empoderamento feminino como uma ferramenta de auxilio para minimizar a violência de gênero sofrida por diversas cidadãs, os residentes do Programa de Residência de Enfermagem em Saúde da Família (PRESF), do município do Rio de Janeiro - convênio UERJ, trazem um relato de experiência a respeito da organização de um evento realizado na favela da Rocinha/RJ, no mês de outubro de 2016 que teve como tema: "Mulher, qual seu super poder?" e contou com a participação de outros profissionais da saúde da Atenção Básica. No dia do evento foram realizadas várias atividades como rodas de conversa mediada pelo enfermeiro sobre violência, cultura do estupro, educação não sexista e gênero, dinâmicas, sorteio de brindes e aula de zumba. Os convidados participaram ativamente de todas as atividades, sobretudo das rodas de conversa, onde puderam nutrir-se de um espaço para o desenvolvimento do raciocínio crítico-reflexivo sobre as temáticas. Conforme descreve Starfield (2002), a saúde de um indivíduo ou população pode ser alterada profundamente pelo meio físico, social, cultural. e pela característica da atenção a saúde oferecida. Assim, discutir questões presentes no dia-a-dia da população evidencia ser relevante e necessário para a transformação da sociedade, tornando-a empoderada de seus direitos. Descritores: saúde da família, violência contra a mulher


Referências:
STARFIELD. B. Atenção primária: equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologia. Brasília: Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura; Ministério da Saúde; 2002