595 | O ENSINO DE ENFERMAGEM NO CUIDADO À SAÚDE MENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Laís Chagas de Carvalho (laischagasdecarvalho@gmail.com) (Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia) ; Raíssa Millena Silva Florencio (Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia) ; Gustavo Emanuel Cerqueira Menezes Júnior (Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia) ; Andrey Ferreira da Silva (Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia) ; Josicélia Dumêt Fernandes (Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia) |
Resumo: INTRODUÇÃO: O ensino em saúde mental tem vivenciado expressivas transformações, sobretudo após a Reforma Psiquiátrica, que propôs mudanças no processo de formação dos profissionais de saúde, singularmente das enfermeiras, até então centrado no modelo médico-hospitalocêntrico e asilar1. O ensino de enfermagem no cuidado à saúde mental deve ser pautado nos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), fundamentado no paradigma da atenção psicossocial proposto pela Reforma Psiquiátrica e ancorado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Cursos de Graduação em Enfermagem. OBJETIVO: Relatar a experiência de docentes e tirocinante no desenvolvimento do componente curricular "Enfermagem no Cuidado à Saúde Mental" ofertado por uma universidade pública do estado da Bahia. MÉTODO: Trata-se do relato de experiência das estratégias de ensino/aprendizagem adotadas no componente curricular "A Enfermagem no Cuidado à Saúde Mental", com carga horária de 136h semestrais, ofertado no 7º semestre do Curso de Graduação em Enfermagem de uma universidade pública do estado da Bahia. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Planejamento do componente curricular ocorreu em reunião com professoras, tirocinantes e monitoras As aulas teóricas foram ministradas através de estratégias de ensino/aprendizagem: análise crítica de textos, filmes e documentários; aula expositiva dialogada; oficinas de arte e grupos tutoriais. As aulas práticas foram desenvolvidas nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) com objetivo de conhecer o serviço e entender sua lógica de funcionamento; realizar atendimento individual; participar das atividades do serviço, orientar família e usuários na promoção da saúde e qualidade de vida. A avaliação do desenvolvimento das graduandas ocorreu de forma processual através da participação da estudante no componente, conforme fala, escrita, capacidade de síntese, reflexões teórico-práticas e análise crítica. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O componente concebe a estudante como sujeito de sua aprendizagem. Desse modo, as professoras, conduzem as estudantes a enxergarem o cuidado à saúde para além da doença mental, e sim na perspectiva da saúde mental.
Referências: 1 Villela, JC. Maftum, MA. Paes, MR. O ensino de saúde mental na graduação de enfermagem: um estudo de caso. Texto contexto - enferm. [Internet]. 2013 June [cited 2017 Jan 18] ; 22( 2 ): 397-406 |