591 | EDUCAÇÃO PERMANENTE SOBRE ACOLHIMENTO E CLASSIFICAÇÃO DE RISCO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Kesia Jacqueline Ribeiro Oliveira (kesiajacqueline@hotmail.com) (Secretaria Municipal de Saúde Maceió) ; Jenyffer Dias de Oliveira (Centro Universitário Cesmac Maceió-AL) ; Camila Aparecida de Oliveira Alves (Centro Universitário Cesmac Maceió-AL) ; Herika do Nascimento Lima (Centro Universitário Cesmac Maceió-AL) ; Mariana Gomes de Oliveira (Centro Universitário Cesmac Maceió-AL) ; Maria da Glória Freitas (Centro Universitário Cesmac Maceió-AL) |
Resumo: INTRODUÇÃO: O acolhimento à demanda espontânea e a assistência às urgências em uma Unidade Básica de Saúde distinguir-se da unidade de pronto-atendimento, pois a Atenção Básica trabalha, tem conhecimento da população1. Assim, na classificação de risco são identificados os usuários que necessitam de cuidados imediatos, de acordo com o potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento, viabilizando um atendimento rápido e efetivo 2.Para isso, a Educação Permanente em Saúde (EPS) é importante estratégia na construção da competência do profissional, baseada na aprendizagem significativa e na visão da transformação das práticas profissionais3,4.OBJETIVO: Relatar as ações de Educação Permanente em Saúde a cerca do Acolhimento com Classificação de Risco para Equipes de Saúde da Família. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência das ações educativas no município de Maceió-AL, envolvendo toda a equipe do PET GraduaSUS- Centro Universitário Cesmac, e posteriormente a articulação com a equipe das unidades envolvidas no Programa. Foi utilizada a metodologia da problematização para discussão do tema. RESULTADOS: A atividade foi muito satisfatória, ficou evidente a interação e a participação das equipes, que expressaram bastante interesse em relação à temática discutida. Como produto das ações realizadas, foram confeccionados e entregues nas unidades banners com a tabela de classificação de risco. Além do planejamento para implantação de uma sala de acolhimento na Unidade Docente Assistencial do Cesmac. CONCLUSÃO: A implantação da classificação de risco traz benefícios para a população, para o atendimento da equipe multiprofissional e de enfermagem, pois estabelece uma relação de vínculo, o que caracteriza a continuidade do cuidado, e não somente um atendimento pontual. IMPLICAÇÕES/CONTRIBUIÇÕES PARA ENFERMAGEM: A realização da EPS sobre acolhimento para a classificação de risco favoreceu a troca de conhecimentos entre os profissionais de enfermagem, contribuindo para atualização, conscientização e motivação dos profissionais para a assistência de qualidade.
Referências: 1.BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Acolhimento à demanda espontânea : queixas mais comuns na Atenção Básica / 1.BRASIL.Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. - Brasília : Ministério da Saúde, 2012. 2.SILVA, P.M.; BARROS, K.P.; TORRES, H.C. Acolhimento com classificação de risco na atenção primária: percepção dos profissionais de enfermagem. REME - Rev. Min. Enferm.;12(2): 225-231, abr./jun., 2012. 3.CAVALCANTI Y.W. ; PADILHA W.W.N. Qualificação de processos de gestão e atenção no município de Caaporã, PB: relatos de tutoria de educação permanente em saúde Rio de Janeiro, V. 38, N. 100, P. 170-180, JAN-MAR 2014. 4 FIGUEIREDO EBL, et al. Dez anos da educação permanente como política de formação em saúde no Brasil: um estudo das teses e dissertações. Trab Educ Saúde. 2017 |