587 | METODOLOGIAS ATIVAS COMO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: um relato docente | Autores: Kelly de Moura Oliveira Krause (koliveira@unicruz.edu.br) (Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ) ; Luana Possamai Menezes (Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ) ; Nara da Silva Marisco (Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ) ; Caroline Moraes Ferreira (Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ) ; Diovana Gervasoni (Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ) |
Resumo: Introdução: A metodologia ativa (MA) é uma perspectiva educativa que estimula processos de ensino-aprendizagem crítico-reflexivos, no qual o educando torna-se (co)responsável pelo seu aprendizado. Objetivo: Relatar a experiência docente da utilização das metodologias ativas. Metodologia: As metodologias ativas foram utilizadas na disciplina de Saúde Coletiva, do curso de enfermagem da Universidade de Cruz Alta - Unicruz, no período de março a junho de 2017. Resultados: Participaram deste estudo 34 Durante estes encontros foram utilizados como ferramentas de aprendizado jogos como Bingo, Gincana, avaliação entre pares, ferramenta interativa através de smartphone. As aulas possibilitaram aos acadêmicos vivenciar situações que vão além das questões de aprendizagem apresentadas em sala de aula, mas também, investir em um convívio mais próximo entre os acadêmicos e docente, além de proporcionar maior reflexão sobre os diversos conteúdos trabalhados. O processo avaliativo foi entre pares oportunizando o acadêmico fazer a transferência da informação aos colegas. Conclusões: O uso de MA foi uma surpresa para os acadêmicos, e este processo foi vivenciado com algumas dificuldades e conflitos, o que torna um processo natural já que se refere a ações diferenciadas do que muitas vezes é desenvolvido em sala. Mesmo nesta perspectiva, os métodos foram superados, sendo desenvolvidos com sucesso. Contribuições ou implicações para a enfermagem: Estas metodologias podem ser consideradas inovadoras no curso Enfermagem, com repercussão positiva, incentivando a participação dos acadêmicos a assumir papel de protagonistas em sua formação. Descritores: Educação Superior. Ensino. Enfermagem.
Referências: CAMPOS e SOBRAL, Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produçãonacional: revisão integrativa. Rev Esc Enferm USP 2012; 46(1):208-18 |