Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 585


585

Estratégias de enfrentamento utilizadas pela equipe de enfermagem no cuidado ao paciente oncológico e família

Autores:
Kátia Lilian Sedrez Celich (katia.celich@uffs.edu.br) (Universidade Federal da Fronteira Sul) ; Pamela Lazarotto (Universidade Federal da Fronteira Sul) ; Silvia Silva de Souza (Universidade Federal da Fronteira Sul) ; Marcela de Leo (Universidade Federal da Fronteira Sul) ; Leoni Terezinha Zenevicz (Universidade Federal da Fronteira Sul) ; Tatiana Gaffuri da Silva (Universidade Federal da Fronteira Sul)

Resumo:
Introdução: O câncer é uma patologia que acomete milhares de pessoas em todo o mundo, de grande relevância epidemiológica no que tange à incidência e à morbimortalidade, relacionado ao sofrimento e a morte. No cuidado hospitalar, a equipe de enfermagem convive com estes pacientes de modo efetivo, necessitando desenvolver estratégias para manter-se saudável e capaz de assistir de modo integral. Objetivo: identificar estratégias de enfrentamento utilizadas pela equipe de enfermagem no cuidado ao paciente oncológico e família. Metodologia: estudo exploratório descritivo, desenvolvido com 08 integrantes da equipe de enfermagem da unidade de internação oncológica de um hospital do oeste catarinense. A coleta das informações ocorreu de agosto a outubro de 2016 através de entrevistas semiestruturadas, seguindo um roteiro pré-estabelecido. Para análise utilizou-se Minayo (2014) e o referencial da Teoria de Enfrentamento de Lazarus e Folkman (1980). Todas os preceitos éticos foram respeitadas. Resultados: apontaram o coping focalizado na emoção e o coping focalizado no problema, tal como abordado por Lazarus e Folkman (1980). Conclusões: O cotidiano de cuidado em oncologia desperta sofrimento, situação que conduz o desenvolvimento de várias formas de manejo para enfrentar esta realidade. Essas estratégias fortalecem o profissional o que reflete no cuidado humanizado. Descritores: estratégias de enfrentamento, enfermagem oncológica, vínculos emocionais


Referências:
Bernardes C, Bitencourt JVOV, Parker AG, Luz R, Vargas MAO. Percepção de enfermeira(o)s frente ao paciente oncológico em fase terminal. Rev Baiana de Enfermagem. 2014; 1(28): 31-41. Lazarus RS; Folkman S. Stress, appraisal and coping. New York: Springer; 1984. Minayo MCS. Desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. Editora: Hucitec. 14° edição, 2014.