Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 580


580

Validação de história em quadrinhos para promoção da saúde reprodutiva de adolescentes

Autores:
Karla Mariana Cabral dos Santos (kaarlacabral@hotmail.com) (Universidade Federal de Alagoas - UFAL) ; Aline Costa Cardoso (Universidade Federal de Alagoas - UFAL) ; Eveline Lucena Vasconcelos (Universidade Federal de Alagoas - UFAL) ; Hiule Pereira de Santana (Universidade Federal de Alagoas - UFAL) ; Ruth França Cizino da Trindade (Universidade Federal de Alagoas - UFAL) ; Thayse Gomes de Almeida (Universidade Federal de Alagoas - UFAL)

Resumo:
Introdução: Ao abordar adolescentes sobre sexualidade e contracepção, faz-se necessário envolvê-lo em estratégias de aprendizagem que facilite a troca de informação e aquisição de saberes, e as histórias em quadrinhos podem vir a ser um poderoso recurso pedagógico, capaz de explicar e mostrar aos estudantes, de forma divertida e prazerosa o contexto estético da história. Objetivo: Validar uma história em quadrinhos sobre métodos contraceptivos para adolescentes. Metodologia: Estudo metodológico que se debruçou sobre o conteúdo de uma história em quadrinhos, com base na avaliação de onze juízes, no período de junho a setembro de 2016. Resultados: A maioria das respostas no bloco da clareza ficou em claro (48) e muito claro (49), alcançando o nível de concordância esperado de 88,18% e no bloco da representatividade ficou em representativo (53) e extremamente representativo (60), atingindo um nível de concordância de 93,39%. Conclusões: O recurso pedagógico foi considerado válido, entretanto, nas considerações dos juízes, foi identificado que alguns aspectos do material necessitam ser revisados e readequados. Contribuições ou implicações para a Enfermagem: Ressaltou-se a importância do desenvolvimento de tecnologias de comunicação para o aperfeiçoamento do processo ensino-aprendizagem.


Referências:
MARTINS, C. B. G; et al. As questões de Gênero quando a sexualidade dos adolescentes. Rev. enferm. UERJ, Rio de Janeiro, v. 20, n. 1, p. 98-104. Jan/mar, 2012.   SANTOS, R.L.; VERGUEIRO, W. Histórias em Quadrinhos no processo de aprendizado: da teoria à prática. EccoS - Rev. Cient., São Paulo, n. 27, p. 81-95, jan./abr. 2012.