579 | RELATO DE EXPERIÊNCIA:A IMPORTÂNCIA DE UMA INTERVENÇÃO EDUCATIVA NO EMPODERAMENTO DO PACIENTE DIABÉTICO | Autores: Karla Hellen Dias Soares (karladias_soares@hotmail.com) (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE) ; Adrian Thaís Cardoso Santos Gomes (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE) ; Gracielly Karine Tavares Souza (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE) ; Roseane Lins Vasconcelos Gomes (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE) ; Sheila Coelho Ramalho Vasconcelos Morais (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE) ; Cecília Maria Farias de Queiroz Frazão (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE) |
Resumo: Introdução:A intervenção educativa em saúde é capaz de auxiliar os pacientes em suas necessidades, permitindo-lhe maior entendimento acerca de sua condição clínica. Tal prática contribui para o auto-cuidado e adesão ao tratamento das doenças crônicas, incluindo o Diabetes¹.Objetivo:Relatar a experiência de uma intervenção educativa para o empoderamento de pacientes diabéticos.Metodologia:Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, em que acadêmicas de Enfermagem integrantes do projeto de extensão Sistematização da Assistência de Enfermagem no Hospital das Clínicas de Pernambuco (HC/UFPE) aprovado sob parecer n°187443.951.34240.29012015, realizaram intervenções educativas, no período de agosto a dezembro de 2016.As intervenções foram realizadas na recepção do ambulatório de Endocrinologia do HC-UFPE, através de palestras e recursos visuais para pacientes diabéticos.Resultados:A intervenção educativa foi realizada semanalmente, utilizando-se de metodologias ativas e recursos audiovisuais (banner, álbum seriado e folders). Durante a ação educativa houve importante interação dos ouvintes no esclarecimento de dúvidas sobre o Diabetes. Observou-se relatos de empoderamento dos pacientes diabéticos quanto a disposição em aplicar o conhecimento adquirido na melhora do auto-cuidado e acompanhamento do tratamento terapêutico. Conclusão:Considerando que o controle metabólico necessita de esforço e disciplina ininterrupta, é fundamental o desenvolvimento de medidas educativas que auxiliem o usuário a obter habilidades para o controle da doença.Contribuições para a enfermagem:A educação em saúde representa um dos pilares para sustentação do trabalho do enfermeiro, nessa perspectiva, a vivência dos universitários na prática contribui para o desenvolvimento de ações que auxiliem o enfrentamento de importantes problemas de saúde pública. Descritores: Diabetes Mellitus; Educação em Saúde; Autocuidado.
Referências: 1. Pereira GA; Lima MADS. Relato de experiência com grupo na assistência de enfermagem a diabéticos. Revista Gaúcha de Enfermagem. Vol. 23, n. 2 (jul. 2002), p. 142-157. |