578 | Educação em saúde: Como enfermeiros da Estratégia Saúde da Família planejam, desenvolvem e avaliam essa atividade? | Autores: Karina Dias de Carvalho (krn_carvalho@hotmail.com) (Faculdade Arthur Sá Earp Neto) ; Ricardo Patuléa de Vasconcellos (Faculdade Arthur Sá Earp Neto) |
Resumo: A realização das atividades de educação em saúde são ações fundamentais para o desenvolvimento de autonomia e conhecimento critíco, fazendo com que os indivíduos possam realizar escolhas que melhore suas condições de saúde na realidade em que vivem, estas ações são estratégias que devem estar presentes no trabalho de todo enfermeiro que atua na Estratégia Saúde da Família (ESF). Para isso foram traçados os seguintes objetivos: 1) Descrever o planejamento, estratégias utilizadas e mecanismos de avaliação das atividades de educação em saúde realizadas por enfermeiros na ESF; (2) Elucidar se esses profissionais participam ou participaram de educação permanente visando capacitá-los para realizar atividades de ensino-aprendizagem. Utilizando como metodologia um estudo do tipo descritivo de abordagem qualitativa, realizado com n= 19 de enfermeiros atuantes na EFS, da região serrana do estado do Rio de Janeiro. Utilizando-se um questionário estruturado capaz de avaliar como enfermeiros planejam, desenvolvem e avaliam suas atividades de educação em saúde Os resultados encontrados foram categorizados de tal forma: Planejamento das atividades de educação em saúde pelos enfermeiros; Estratégias exploradas por enfermeiros nas atividades de educação em saúde; Procedimentos de avaliação das atividades de educação em saúde realizadas por enfermeiros; e Educação Permanente para realização de atividades de ensino-aprendizagem, além de contar com uma caracterização do perfil dos enfermeiros. Sendo analisados e discutidos posteriormente através de analise de discurso e revisão de literatura apresentada. Os resultados mais expressivos foram o planejamento das ações de educação em saúde poucas vezes realizadas de acordo com a demanda da necessidade e a descontinuação do processo educativo na avaliação das atividades.
Referências: ALVES, G. G.; AERTS, D. As práticas educativas em saúde e a Estratégia Saúde da Família. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, p. 319-325, jan, 2011. FERTONANI, H. P.; PIRES, D. E. P.; BIFF, D.; SCHERER, M. D. A. Modelo assistencial em saúde: conceitos e desafios para a atenção básica brasileira. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 20, n. 6, p. 1869-1878, jun, 2015. PAIM, J.; TRAVASSOS, C.; ALMEIDA, C.; BAHIA, L.; MACINKO, J. O sistema de saúde brasileiro: história, avanços e desafios. Lancet, Salvador, p. 1778-1797. 2011. ROECKER, S.; MARCON, S. S. Educação em saúde no contexto da saúde da família na perspectiva do usuário. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, Maringá, v. 15, n. 4, p. 701-709, out/dez, 2011. |