Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 577


577

RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE SAÚDE NA ESCOLA: PARCERIA UNIVERSIDADE E COMUNIDADE

Autores:
Karen Gianne da Silva Félix (karen_gianne@hotmail.com) (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) ; Rayane da Silva Arruda (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) ; Everton Gomes Damasceno (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) ; Gabriella de Carvalho Albuquerque (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) ; Paula Oliveira Houly (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) ; Amanda Cavalcante de Macêdo (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL)

Resumo:
INTRODUÇÃO: o projeto de extensão Saúde na Escola Parceria Universidade e Comunidade é um programa estudantil de atividade extracurricular organizada por estudantes da área da saúde sob a coordenação de um professor, desenvolvido na Universidade Federal de Alagoas, o qual procura contribuir para a promoção da saúde de escolares¹. OBJETIVO:relatar a experiência dos acadêmicos na formação complementar em educação em saúde nas escolas METODOLOGIA: relato de experiência, desenvolvido em 2016, com acadêmicos de diversas áreas, como da medicina, odontologia, enfermagem, educação física, nutrição, pedagogia, psicologia e serviço social. RESULTADOS: os estudantes participaram da coleta de dados que inclui exame físico completo com inspeção, palpação, percussão e ausculta realizada na visita à escola e também das demais atividades educativas com jogos e oficinas desenvolvidas ao longo do projeto. Em nossa primeira visita conhecemos a criança, realizamos o exame físico completo para saber como montar nossos próximos encontros. O projeto levou para o contexto escolar uma educação diferenciada com oficinas em saúde e limpeza mostrando a maneira correta da higiene corporal e bucal, alimentação onde levamos alimentos saudáveis para incentivar o consumo dos mesmos, valorização da família com cartazes e cartas feitas pelas crianças e do ambiente institucional com as brincadeiras que realizamos, onde este interage diretamente com a equipe e demais alunos, proporcionando a eles uma tarde diferente com atividades educativas. CONCLUSÃO:o projeto proporcionou aos acadêmicos aprofundamentos dos conhecimentos com as visitas realizadas na escola onde estes puderam ter contato com a comunidade durante a graduação e práticas relacionadas á educação em saúde. CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM:ao participar de atividades extensionistas junto à escolares, percebe-se a importância de tão cedo o estudante se envolver em atividades de educação em saúde.


Referências:
1 DI CAVALCANTI, Maria Eduarda, et al. Recurso lúdico no processo de educação em saúde em crianças de escolas públicas de Alagoas: relato de experiência. Interfaces-Revista de Extensão da UFMG 3.1 (2016): 117-121. 2 RODRIGUES, Alessandra Nunes, et al. Enfermagem na Escola:um Relato de Prática na Saúde Coletiva. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão