Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 574


574

ATIVIDADES EDUCATIVAS NAS "SALAS DE ESPERA" EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DE MACEIÓ

Autores:
Juliana Mônica dos Santos Silva (juju.monica@hotmail.com) (UNCISAL) ; John Victor dos Santos Silva (UNCISAL) ; Bruna Nunes da Silva (UNCISAL)

Resumo:
Introdução:As "Salas de Espera" dos serviços de saúde tornam-se um espaço para ações de promoção de saúde, prevenção de agravos, orientação sobre assuntos de saúde.Objetivos:Relatar as atividades desenvolvidas na Sala de Espera de um Centro de Atenção Psicossocial de Maceió.Metodologia:Trata-se de um trabalho descritivo, do tipo relato de experiência. As atividades foram realizadas durante as "salas de espera" em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Maceió, como atividade das aulas práticas da Disciplina de Bases para a Interversão na Atenção a Saúde III do curso de Enfermagem de uma instituição de ensino superior de Alagoas. As temáticas, escolhidas pelos próprios usuários, foram: "Práticas saudáveis x práticas não saudáveis", onde foram utilizados recursos de corte e colagem e a criação de um quadro com as práticas; e "Sentimentos e Emoções", com a realização de uma atividade lúdica, onde os usuários expressaram suas percepções e o que sentem e desejam ao próximo. Resultados:As atividades possibilitaram a troca de saberes e construção do conhecimento entre os estudantes e os usuários.Conclusões:As "salas de espera" são ferramentas de grande potencial para compartilhar e construir o conhecimento junto ao usuário. Contribuições para a Enfermagem:As atividades educativas empoderam o futuro profissional de enfermagem do seu papel na construção das práticas comunitárias em saúde. Palavras-chave: Serviços de Saúde Mental, Educação em Saúde, Educação Superior.


Referências:
DA SILVA, Eunice Ferreira et al. "Sala de espera": Cenário e estratégia de educação em saúde. JMPHC| Journal of Management & Primary Health Care, v. 7, n. 1, p. 70-70, 2017. ALMEIDA, Inez Silva de et al. Atividades de sala de espera na formação do aluno de enfermagem. Adolesc. Saúde (Online), p. 179-183, 2016.