Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 570


570

ASPECTOS EMOCIONAIS DE ESTUDANTES SECUNDARISTAS

Autores:
Júlia Rocha do Carmo (juliarochadocarmo@gmail.com) (Universidade Estadual de Montes Claros) ; Monique Évellin Alves Cruz (Universidade Estadual de Montes Claros) ; Alexandre Botelho Brito (Universidade Estadual de Montes Claros) ; Marise Fagundes Silveira (Universidade Estadual de Montes Claros) ; Maria Fernanda Santos Figueiredo Brito (Universidade Estadual de Montes Claros) ; Romerson Brito Messias (Universidade Estadual de Montes Claros)

Resumo:
Introdução: a adolescência é um período de vulnerabilidades, e caso as mudanças, emocionais e físicas, ocorridas nessa fase não sejam superadas, é possível que atitudes extremas sejam tomadas pelos jovens, a exemplo o suicídio. Objetivo: analisar os aspectos emocionais de estudantes do ensino médio público, no município de Montes Claros-MG. Metodologia: trata-se de uma pesquisa transversal, descritiva e quantitativa. Foram avaliados 819 estudantes do ensino médio público, entre os anos de 2016 e 2017. As escolas foram selecionadas por amostragem aleatória simples. Utilizou-se um questionário sociodemográfico e a Escala de Depressão de Beck (BDI). Critérios de inclusão: ser estudante regularmente matriculado e apresentar os termos de Assentimento/Consentimento Livre e Esclarecido assinados. Os dados foram processados através do software Statistical Package for the Social Science. Resultados: quanto aos aspectos emocionais, 23,3% responderam que se sentem tristes. Dos entrevistados, 4,7% não conseguem sair dessa situação de tristeza. O sexo feminino (68,6%) foi o mais acometido (p


Referências:
SILVA, L.L.T.; MADEIRA, A.M.F. Tentativa de autoextermínio entre adolescentes e jovens: uma análise compreensiva. R. Enferm. Cent. O. Min. São João Del-Rei, v. 3, n. 4, p. 1281-1289, set/dez, 2014.