Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 566


566

CONTRIBUIÇÕES DA ENFERMAGEM DURANTE A MONITORIA PARA FORMAÇÃO ACADÊMICA E CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE DEMOCRÁTICA

Autores:
Joyce dos Santos Barros (joyceyeshua95@gmail.com) (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) ; Dannyelly Dayane Alves da Silva (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) ; Maria Vitória dos Santos da Conceição (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) ; Vitória Rejane de Lira Ferreira (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) ; Larissa Caina Barbosa de Azarias (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) ; Gêmerson Silva dos Santos Júnior (Faculdade Estácio de Sá de Alagoas)

Resumo:
Introdução: a importância da monitoria nas disciplinas do ensino superior ultrapassa o desejo de obter um título, a relação interpessoal de troca de conhecimentos entre o aluno monitor, a comunidade onde aconteceram as práticas e os profissionais preceptores das unidades se mostrou amplamente produtiva. Objetivo: relatar a experiência na monitoria da disciplina de Saúde e Sociedade 1 (SS1), de uma instituição pública de ensino superior. Metodologia: estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da vivência discente na monitoria da disciplina de SS1. A experiência ocorreu na Unidade básica de Saúde do bairro de Ipioca no município de Maceió/AL, no período de Julho a Dezembro de 2016. A disciplina de SS1 trabalha conhecimentos acerca da Saúde pública, contexto socioeconômico, cultural e histórico da saúde. Sendo as práticas realizadas na comunidade. Coube à monitora conduzir as aulas práticas na comunidade, e orientar ativamente os debates surgidos através das diversas situações encontradas. Resultados: as relações se mostraram positivas na construção do saber sobre o cuidado em saúde, direitos dos usuários e prática profissional em saúde pública. Além de possibilitar uma vivência dos cuidados de enfermagem quanto ao contexto comunitário. Sendo essa atividade uma oportunidade para o estudante desenvolver habilidades em comunicação e vínculo com os usuários, visto que o monitor foi articulador e líder na prática comunitária. Conclusão: o exercício da monitoria possibilitou vivências de novas experiências de abordagem do cuidado de enfermagem, ao possibilitar o acompanhamento das aulas práticas na comunidade e o vínculo entre discentes, profissionais e usuários. Contribuições para a enfermagem: a monitoria se mostrou um instrumento de construção de vínculos na comunidade contribuindo no processo para discussão da autonomia e democratização da mesma. O relato contribuiu para o processo de formação e reflexão acadêmica.


Referências:
SIMON, Eduardo et al . Metodologias ativas de ensino-aprendizagem e educação popular: encontros e desencontros no contexto da formação dos profissionais de saúde. Interface (Botucatu), Botucatu , v. 18, supl. 2, p. 1355-1364, 2014 . Available from. acesso em 20 Abril 2017. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622013.0477 MATOSO, L. M. L. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor: um relato de experiência. Revista científica da escola da saúde. Ano 3, n° 2, abr. / set. 2014. Disponível em https://repositorio.unp.br/index.php/catussaba/article/download/567/461. Acessado em 20/04/2017 às 16:39. SCHMITT, Márcia Danieli, et al. "Contribuições da monitoria em semiologia e semiotécnica para a formação do enfermeiro: relato de experiência."UDESC em Ação 7.1 (2013). Disponivel em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/udescemacao/article/view/3264. Acesso em: 20 de Abril de 2017