561 | ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM UM GRUPO DE APOIO À CESSAÇÃO DO TABAGISMO: relato de experiência | Autores: José Carlos da Silva Lins (carlos_linsjunior@hotmail.com) (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) ; Danyella Claudino Gonçalves Braga (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) ; Larissa Alves do Nascimento (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) ; Nataniele da Silva Canuto (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) ; Pedro Miguel de Araujo Collado (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) ; Amanda Cavalcante de Macêdo (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) |
Resumo: INTRODUÇÃO: a prática da educação em saúde tem sido a ferramenta responsável por estabelecer um vínculo entre a ação médica e a cotidiana da população1. A educação em saúde é reconhecida com uma face da promoção da saúde e consegue unir fatores como o senso de identidade e autonomia2. Nessa conjuntura, torna-se viável a reflexão sobre a contribuição das estratégias de educação em saúde em um grupo de apoio à cessação do tabagismo uma vez que esse agravo configura um problema de saúde pública. OBJETIVO: relatar a experiência sobre as estratégias de educação em saúde em um grupo de apoio à cessação do tabagismo. METODOLOGIA: relato de experiência realizado por estudantes de enfermagem de uma instituição pública de ensino superior, em abril de 2017. RESULTADOS: durante as reuniões de grupo de apoio à cessação do tabagismo, utilizaram-se as oportunidades para implementar estratégias de educação em saúde desenvolvidas através de recurso não tangível como a roda de conversa, e também os palpáveis, como a oficina que abordou a qualidade de vida de forma ativa, onde os usuários, por meio de imagens impressas, abordaram temas como alimentação saudável, a importância da atividade física e orientações sobre tratamento desenvolvido no grupo. CONCLUSÃO: as estratégias de educação em saúde desenvolvidas trouxeram para o grupo uma sensibilização acerca das mudanças dos hábitos de vida e possibilitou a reflexão sobre a importância das práticas de educação em saúde para os graduandos. CONTRIBUIÇÕES PARA ENFERMAGEM: as estratégias de educação em saúde são importantes porque o número de indivíduos que concluem o tratamento e deixam de fumar ainda é baixo e isso configura um desafio a ser enfrentado pela enfermagem, sobretudo os profissionais que atuam na rede básica de saúde. PALAVRAS-CHAVE: Educação em saúde. Tabaco. Enfermagem.
Referências: 1 VASCONCELOS E. M. Educação Popular: de uma Prática Alternativa a uma Estratégia de Gestão Participativa das Políticas de Saúde. PHYSIS: Rev. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 14, n.1, p. 67- 83, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/physis/v14n1/v14n1a05.pdf. Acessado em: 01/03/2017. 2 BRASIL. Ministério da Saúde. Fundação Nacional de saúde. Centro de Referência Prof. Hélio Fraga. Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. Controle da tuberculose: uma proposta de integração ensino-serviço. 5th ed. Rio de Janeiro; 2002. Disponível em: http://www.saude.mt.gov.br/upload/documento/81/controle-da-tuberculose-uma-proposta-de-integracao-ensino-servico-%5B81-080909-SES-MT%5D.pdf. Acessado em: 01/03/2017. |