556 | CONTRIBUIÇÃO DA PEDAGOGIA VIVENCIAL HUMANESCENTE NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Johny Carlos de Queiroz (johnycarlos@uol.com.br) (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte) ; Isabel Cristina Amaral de Sousa Rosso Nelson (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte) ; Líbne Lidianne da Rocha E Nóbrega (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte) ; Érica Louise de Souza Fernandes Bezerra (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte) ; Amélia Carolina Lopes Fernandes (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte) |
Resumo: Introdução. Durante muito tempo no percurso educacional foi dificultada a articulação dos saberes, minimizando assim nossa capacidade de pensar de maneira reflexiva. Dessa forma faz-se necessário vivenciar o processo de transformação do pensamento para que possamos corporalizar verdadeiramente as mudanças, mudança esta que nos encaminhe para uma "cabeça bem feita" (Morin,2006). Objetivo. Abordar a formação do profissional enfermeiro a partir da articulação de múltiplos saberes mediante os pressupostos da interdisciplinaridade e da pedagogia vivencial humanecente. Método. O Núcleo Docente Estruturante da Faculdade de Enfermagem da UERN articulou o Seminário interdisciplinar realizado no ano de 2017, cuja temática "a formação do profissional de enfermagem, enfocando seus avanços e desafios" utilizando práticas integrativas e complementares em saúde como integradoras e facilitadoras deste processo Trata-se do relato de experiência da realização do Seminário Interdisciplinar onde por meio da realização de exposições dialogadas, vivencias, oficinas lúdicas e auto formativas. Resultados. Durante o Seminário Interdisciplinar, oficinas auto formativas tiveram participação significativa de alunos e docentes, sobretudo, no primeiro dia. Os sujeitos foram estimulados a se perceberem criadores dos seus contextos de vida e da formação em enfermagem. Conclusão. Portanto, concluímos ter sido engrandecedor, o novo formato de Seminário Interdisciplinar na contribuição do fazer educativo, pautado na pedagogia vivencial humanescente. Contribuição para enfermagem. Acreditamos que o Seminário Interdisciplinar, assim como as próximas estratégias de atuação do NDE fundamentadas em metodologias que favoreçam vivências e construção articuladas contribuirão com uma formação em enfermagem harmoniosa, que venha a articular relações, saberes, sentimentos e desejos diversos, confrontando e ampliando os conhecimentos existentes.
Referências: MORIN, Edgar. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento; tradução Eloá Jacobina, 8. ed. Rio de Janeiro:Bertrand Brasil, 2006, 128 p. |